Saiba tudo sobre as Startups que estão na AgroBrasília
Evento vai até sábado (27.05)
Por Paloma Santos
Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Agrobrasília possui uma área de mais de 500 mil m² — uma verdadeira vitrine de novas tecnologias para o agronegócio. Algumas delas, expostas no Espaço inovação & negócios no campo, promovido pelo Sebrae-DF, chamam a atenção. É o caso da primeira startup do país especializada em microalgas para agricultura sustentável.
A ideia do negócio surgiu em 2018, na Universidade de Brasília (UnB), quando dois amigos que cursavam mestrado e doutorado em Agronomia e Biotecnologia, perceberam a brecha no mercado de biofertilizantes: não havia nenhuma empresa que utilizasse células vivas de Chlorella — já comum em outros segmentos — na agricultura.
Segundo Túlio Moreira, um dos fundadores e CEO da startup, o bioestimulante e biofertilizante podem ser usados no solo, no tratamento de sementes e nas folhas. “As algas vão fornecer tudo que a planta precisa para crescer, em termos de biomoléculas, de aminoácidos e de proteína As plantas vão crescer melhor e mais saudáveis. E, com isso, vai diminuir pragas doenças e aumentar a produtividade”.
Segundo o agrônomo, o líquido verde também pode ser fornecido ao gado, trazendo benefícios similares ao de um “suco detox”, nutrindo e aumentando a imunidade dos animais. Outra vantagem, de acordo com Túlio, é o preço.
“O nosso custo para o agricultor hoje é muito baixo. A gente está falando por volta de R$ 5,00 por litro aplicado. Isso representa um custo de mais ou menos 5% de qualquer produto similar no mercado, como o extrato de macroalga, que hoje sai por volta de R$ 100 o manejo”, explica o CEO.
Já a startup 9 Walls Security, apresenta no espaço uma solução voltada para a segurança no campo. O CEO da empresa, Gilmo França, diz que a plataforma desenvolvida por ele é um gerenciador que faz uma investigação silenciosa, ao gerar documentos, registros e controlar perdas, desde o plantio até a venda, atuando como guardião da fazenda.
“Ele acompanha todas as etapas da lavoura, fazendo uma sistematização, juntando aquele documento, aqueles arquivos que seriam perdidos no decorrer das etapas da lavoura. E ao final, a um clique sem nenhum estresse, o produtor consegue saber se a etapa da sua lavoura ali foi rígida ou se teve algum problema”, explica.
Segundo o gestor do Sebrae-DF, Johann Bischof, responsável pelo Espaço inovação & negócios no campo na Agrobrasília, conta que o objetivo da instituição nesta edição foi mostrar, além das produções locais, a tecnologia que, cada vez mais, toma conta das inovações do setor. “O Brasil vem sendo reconhecido como país do agronegócio Só que não é apenas na produção mas também nas tecnologias tá inovação e aqui a gente quis trazer um pouquinho dessas inovações de tecnologias do Agro para o produtor para os empreendedores e para todo o público entender e ver que o Agro também é tecnologia”, complementa.
De acordo com o Sebrae-DF, estima-se um atendimento de 1.000 (mil) visitantes no espaço, sendo estes, em sua maioria, produtores rurais, pesquisadores, empresários, gestores de empresas públicas e privadas.