CI

Infecções urinárias em porcas: impacto e prevenção

A detecção precoce permite tratamentos mais eficazes



A detecção precoce permite tratamentos mais eficazes A detecção precoce permite tratamentos mais eficazes - Foto: Pixabay

Problemas genito-urinários em fêmeas suínas são um desafio crescente nas granjas quando o manejo não é adequado. Segundo Andréa Silvestrim, gerente técnico comercial Latam da Trouw Nutrition, as infecções urinárias em porcas têm causado significativos problemas reprodutivos, especialmente com o aumento da prolificidade e do número de leitões nascidos vivos. Esses fatores, somados ao manejo inadequado, elevam as taxas de descarte, perdas reprodutivas e mortalidade, gerando custos adicionais de reposição e tratamentos.

Silvestrim alerta que infecções no trato genito-urinário podem levar a cistite severa, resultando em abortos e menor número de leitões nascidos. Uma das causas principais é o baixo consumo de água e sua baixa qualidade. Conforme a Embrapa, porcas devem consumir água de boa qualidade com temperatura abaixo de 20°C, variando entre 18 e 20 litros diários na gestação e até 42 litros no pico de lactação. No entanto, visitas a propriedades revelaram que porcas em lactação consumiam apenas 15 a 18 litros, volume insuficiente para fêmeas com 15 leitões, contribuindo para o problema.

Para identificar e monitorar infecções, Silvestrim recomenda a urinálise, avaliando visualmente a urina e enviando amostras para análise laboratorial quando necessário. A detecção precoce permite tratamentos mais eficazes, reduzindo o uso de antibióticos. A Trouw Nutrition também sugere o uso de ácido orgânico Selko® AlpHa na água para estimular o consumo e prevenir infecções. Além disso, a associação de ácidos orgânicos na ração ajuda a modular a microbiota, melhorando a saúde geral das fêmeas.

Silvestrim reforça a importância de cuidados como garantir ambientes limpos, secos e uma nutrição adequada para as porcas. A análise da água e o monitoramento contínuo são essenciais para prevenir problemas e assegurar a saúde e produtividade do plantel, minimizando perdas e melhorando o bem-estar animal.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.