CI

Anemia ferropriva em suínos pode ser prevenida

"Nos leitões recém-nascidos, a quantidade de ferro disponível no colostro"



"Nos leitões recém-nascidos, a quantidade de ferro disponível no colostro" "Nos leitões recém-nascidos, a quantidade de ferro disponível no colostro" - Foto: Embrapa - MORÉS, Nelson

A anemia ferropriva é uma condição comum em leitões recém-nascidos, especialmente em sistemas de produção intensiva, onde o acesso ao Ferro natural é limitado. De acordo com Marcella Vilhena, médica-veterinária e gerente de marketing da Syntec, o Ferro é essencial para a formação da hemoglobina, proteína que transporta oxigênio no sangue. A deficiência desse mineral pode causar fraqueza, palidez e baixo ganho de peso, comprometendo o crescimento e a saúde dos animais.

Nas primeiras semanas de vida, o colostro das matrizes fornece quantidades limitadas de ferro, insuficientes para as necessidades dos leitões. Por isso, a suplementação desse mineral logo após o nascimento é imprescindível. O ferro pode ser administrado por injeções ou suplementação na ração ou líquidos, garantindo não apenas a prevenção da anemia, mas também o fortalecimento do sistema imunológico e a melhoria na eficiência alimentar.

Além de prevenir problemas de saúde nos animais, a suplementação de ferro contribui para a produtividade e a rentabilidade das granjas, promovendo um melhor desempenho zootécnico. Para atender essa necessidade, a Syntec disponibiliza o Dosefer, um medicamento injetável que combina Ferro Elementar e Vitamina B12, indicado para tratar anemias causadas por déficit nutricional, doenças parasitárias e outras condições que afetam a saúde dos suínos.

"Nos leitões recém-nascidos, a quantidade de ferro disponível no colostro – que é o primeiro leite materno – é limitada, o que torna esses animais vulneráveis à deficiência. Em consequência, a falta desse nutriente pode causar a anemia ferropriva, que pode causar alguns sintomas característicos como fraqueza, palidez e baixo ganho de peso, prejudicando o bem-estar animal", esclarece Marcella.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.