Chuvas regulares requerem cuidados especiais com a sanidade dos ovinos
Levantamento indica um pequeno aumento no preço do cordeiro
A recente publicação do Informativo Conjuntural pela Emater/RS-Ascar, divulgada na última quinta-feira (8), destaca a necessidade de cuidados intensivos com a sanidade dos cascos dos ovinos na região da Campanha, devido ao retorno das chuvas regulares. Em Itaqui, aproximadamente 50% dos cordeiros já nasceram, enquanto em Lavras do Sul, o processo de parição está próximo da conclusão.
Na região de Erechim, o retorno do sol trouxe uma melhoria significativa no desenvolvimento das pastagens cultivadas de inverno. Esta melhoria resultou em uma maior oferta de alimentos para os animais, promovendo um leve ganho de peso e melhor resistência a doenças e verminoses. Em Passo Fundo, o clima mais ameno e os dias ensolarados estão favorecendo a recuperação dos rebanhos, que estão apresentando uma condição geral melhor. As fêmeas estão em fase final de parição, e os ovinos estão em regime de engorda.
Na região de Pelotas, há um aumento nos cuidados para prevenir a toxemia da prenhez, especialmente nos lotes com gestação avançada e partos gemelares. Esta preocupação é particularmente relevante para os rebanhos que pastam em campos nativos, que estão enfrentando uma redução drástica na produção de forragem. Em Porto Alegre, os animais ainda estão abaixo do peso ideal devido à baixa qualidade e quantidade da forragem disponível, resultando no nascimento de cordeiros em condições subótimas de peso e saúde.
Em Santa Maria e Santa Rosa, a parição de cordeiros continua em andamento. A região de Soledade, por sua vez, observa uma leve melhora nos rebanhos, atribuída ao aumento na qualidade e quantidade das pastagens.
No âmbito comercial, o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar revela um pequeno aumento no preço do cordeiro, que passou de R$ 9,05 para R$ 9,07 por kg vivo, marcando um incremento de 0,22%.