Brasil alcança 100 novos mercados em 49 países
Agronegócio brasileiro celebra a abertura de novos mercados para exportação
O setor agropecuário brasileiro celebra uma conquista considerável ao abrir 100 novos mercados para seus produtos desde janeiro de 2023. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o país agora tem acesso a um total de 49 países para exportação de itens agrícolas e pecuários.
Os dois mercados mais recentes foram abertos nesta terça-feira (19) no Egito, para a exportação de carnes, produtos cárneos e miúdos de caprinos e ovinos.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que essas novas aberturas, reflexo da relevância e retomada do Brasil no cenário global. "Retomamos as parcerias comerciais no exterior e aumentamos as perspectivas para o agro brasileiro. É a chance do produtor acessar oportunidades até então inéditas. Isso gera demanda, o produtor precisa aumentar seu negócio e o resultado é mais emprego e renda em todo o país", explicou Fávaro.
Dos 100 novos mercados, 36 estão na Ásia, 35 nas Américas, 17 na África, 7 na Oceania e 5 na Europa. Dentre os principais produtos exportados estão o algodão para o Egito, carnes bovinas e suínas para México e Singapura, suco de açaí para Índia, frango para Israel e Argélia, mamão para o Chile, arroz para o Quênia, pescados para Austrália, Egito e África do Sul, ovos para Rússia e café verde para a Zâmbia.
Esses resultados positivos são fruto de esforços conjuntos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).