Dieta carnívora rende prêmio: Entenda
A performance do triatleta reacendeu o debate sobre nutrição esportiva
Alessandro Medeiros, triatleta de 54 anos, conquistou destaque internacional ao vencer a categoria de 50 a 59 anos no Ultraman World Championship 2024, realizado entre 29 de novembro e 1º de dezembro no Havaí. A competição exigiu um esforço extremo dos participantes, com 10 km de natação, 421 km de ciclismo e 84 km de corrida, sendo completada em três dias. Medeiros, que é adepto da dieta cetogênica e carnívora, competiu completamente em jejum, consumindo apenas água e eletrólitos, alcançando também a 7ª posição geral da prova.
Com quase dez anos de experiência em dietas restritivas, Medeiros se preparou para o desafio com uma dieta carnívora rigorosa, focada em carne vermelha, para otimizar sua capacidade de queimar gordura como combustível. Ele atribui sua performance ao treinamento metabólico, que proporcionou energia constante e maior foco mental durante os três dias de prova.
Além de sua vitória, a performance do triatleta reacendeu o debate sobre nutrição esportiva. Durante a competição, uma equipe multidisciplinar acompanhou Medeiros para coletar dados que servirão para um artigo científico sobre os benefícios da carne para atletas de endurance. Com o apoio da Connan e da Fazenda Mundo Novo, Medeiros e sua nutricionista, Letícia Moreira, também promovem o projeto “Carne Faz Bem”. A iniciativa visa reforçar a qualidade da carne brasileira, destacando sua importância para a saúde e para a performance esportiva de alto nível, além de promover boas práticas na pecuária.
“A adaptação metabólica que obtive com essa dieta foi essencial. Meu corpo estava treinado para queimar gordura como combustível, o que ofereceu energia constante e maior foco mental. Essa prova foi difícil, com um resultado bastante positivo”, explica Medeiros.