RS: produção de uvas sofre impacto com ventos e granizo
Ventos fortes e granizo comprometem potencial produtivo das videiras
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado na última quinta-feira (10) pela Emater/RS-Ascar, a produção de videiras em algumas áreas da região administrativa de Santa Rosa foi prejudicada por ventos fortes e granizo. O fenômeno climático causou a quebra de ramos em áreas de cultivo a céu aberto, reduzindo o potencial produtivo das videiras. Nas áreas onde o granizo não atingiu as plantações, o desenvolvimento das plantas segue vigoroso, com brotação saudável.
Na região de Soledade, a cultura das videiras está em plena fase de brotação, com ótima emissão de cachos. Os produtores continuam aplicando tratamentos preventivos e finalizando o manejo de plantas de cobertura para garantir a saúde das parreiras.
Em Frederico Westphalen, as videiras estão em diferentes estágios de desenvolvimento conforme a variedade. A uva Vênus está no estágio grão-ervilha, a Bordô em floração, enquanto as variedades Niágara estão entre o desenvolvimento da inflorescência e grão-ervilha, e a Seyve Villard também se encontra em floração. Os produtores seguem realizando adubações e aplicando tratamentos fitossanitários para controle de doenças, como o míldio e a podridão-da-uva-madura, que podem comprometer a qualidade da produção.