Produção recorde de trigo no Canadá é destaque
A produção registrou aumentos de 4% no trigo não duro e 8% no trigo duro
A abundante precipitação no oeste do Canadá impulsionou uma produção excepcional de trigo em 2024, totalizando 34,3 milhões de toneladas de alta qualidade, conforme o Relatório de Nova Safra de trigo divulgado pela Cereals Canada em 18 de novembro. Com isso, o Canadá se consolida como um dos maiores exportadores globais, projetando exportações de 25,4 milhões de toneladas para mais de 80 países na safra 2024-25, segundo Dean Dias, diretor executivo da associação.
A produção registrou aumentos de 4% no trigo não duro e 8% no trigo duro, superando expectativas. A qualidade também foi destaque, com a maior parte da colheita classificada como nº 2 ou melhor em todas as classes. Trigos como o Western Red Spring (CWRS) e o Western Amber Durum (CWAD) apresentaram teores médios e acima da média de proteína, garantindo sua atratividade no mercado internacional.
Além de manter a posição de terceiro maior exportador global de trigo, o Canadá se destaca como o principal fornecedor de trigo de alta qualidade e alto teor de proteína pelo segundo ano consecutivo. Missões comerciais lideradas por especialistas da Cereals Canada e representantes da cadeia produtiva visitarão 18 mercados estratégicos que movimentaram cerca de US$ 6,15 bilhões em compras de trigo canadense em 2023, fortalecendo relações comerciais e a competitividade do setor.
O relatório, desenvolvido em parceria com a Comissão Canadense de Grãos (CGC) e outras entidades, analisou 115 amostras do oeste canadense e incluiu avaliações do leste, destacando a abrangência e a excelência da produção nacional.