A influência da integração lavoura-pecuária (ILP) no rendimento do trigo
Leia sobre o trigo no sistema lavoura-pecuária.
O Sistema Lavoura Pecuária se caracteriza pela condução de sistema de produção animal e vegetal em uma mesma área, de forma simultânea, sequencial ou rotativa, visando a otimização do sistema produtivo, recuperação de áreas degradadas e/ou maior produção. Esse sistema otimiza o uso da área com a produção de grãos em áreas de pastagens, melhorando a produtividade das pastagens através da renovação pelo aproveitamento da adubação residual da lavoura, além de contribuir positivamente para a ciclagem de nutrientes e incremento de matéria orgânica. Abaixo vamos ler sobre os benefícios desse sistema de produção no trigo.
Influência da integração lavoura-pecuária (ILP) na produtividade do trigo
Fontaneli et al. (1998) estudando sistemas de integração lavoura-pecuária obteve o maior rendimento de grãos de trigo com o sistema trigo/soja, pastagem de aveia preta/soja e pastagem de aveia preta/soja. As aveias são de fundamental importância para serem utilizadas como alternativas de inverno nos sistemas de produção para trigo, cevada e triticale. As aveias não favorecem as doenças do sistema radicular do trigo em condições ambientais do sul do Brasil.
Fontaneli e Santos (2003) estudando sistemas de produção com integração lavoura-pecuária, obtiveram diferentes resultados. O trigo teve o maior rendimento quando cultivado após soja/pastagens perenes de estação quente - pensacola + leguminosas de inverno. O uso de leguminosas para reciclagem de nutrientes e aumento do teor de nitrogênio no sistema é uma boa estratégia para a sustentabilidade do sistema.
A pecuária é vista muitas vezes como algo que complica a agricultura, principalmente em sistemas de plantio direto. Porém, estudos avaliando estes sistemas observaram que a engorda de animais durante o inverno e verão se apresentou como um fator positivo e complementar à lavoura de trigo, pois as atividades não são competitivas.
Trigo de duplo propósito
O trigo de duplo propósito é aquele que é utilizado inicialmente no pastejo, durante o período de maior carência de forragem durante o inverno, servindo de alimento para bovinos de corte, vacas leiteiras, aves, suínos e bovinos de corte, e depois utilizado para produzir grãos. Na silagem com a planta inteira, quando comparado ao milho, o trigo possui maior concentração de proteína, mas com menor digestibilidade. Nos grãos, o trigo possui 12% de proteína bruta, ao passo que o milho possui 9%, mas o trigo possui menor concentração energética.
Para ler mais detalhes sobre o manejo do trigo de duplo propósito, clique aqui.
Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo