A importância dos micronutrientes no trigo
Leia sobre a importância de alguns micronutrientes na produtividade do trigo.
Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os solos geralmente possuem teores adequados de micronutrientes para a cultura do trigo, dispensando a necessidade de aplicação, exceto quando se busca altas produtividades, e a análise de solo apontar um nível inferior ao médio de teor do micronutriente. Além disso, fertilizantes fosfatados e calcário possuem pequenas quantidades de micronutrientes, mas devemos ter cuidado com o excesso, pois a quantidade necessária é pequena.
Ainda carecemos de pesquisas que melhor orientem o uso de micronutrientes nos cultivos agrícolas. Em algumas ocasiões, pode haver a deficiência de micronutrientes, prejudicando a produtividade da cultura do trigo. O zinco e o boro são os micronutrientes que merecem uma atenção maior, pois dependendo do caso, a aplicação pode trazer resultados positivos para o cultivo. Geralmente o trigo necessita de aproximadamente 100 gramas de cada um destes micronutrientes para produzir 1t de grãos/ha, que podem ser fornecidos no adubo de semeadura.
Zinco
O zinco atua na formação de auxina, hormônio importante para o desenvolvimento vegetal. Caso haja deficiência de zinco, o desenvolvimento é prejudicado, e os sintomas se manifestam através de uma cor verde-esbranquiçada nas folhas mais novas, evoluindo para um aspecto de ferrugem, com estreitamento do limbo foliar. Nos solos tropicais, o zinco geralmente possui uma concentração baixa no solo, principalmente em solos arenosos, sendo muitas vezes insuficiente para as plantas. A aplicação de zinco via solo no trigo pode ser recomendada a partir da análise de solo. Aplicações foliares ou nas sementes do micronutriente possuem resultados contraditórios até então, necessitando de mais estudos.
Boro
O boro faz parte de diversas funções e componentes vegetais, atuando no metabolismo de carboidratos, formação de paredes celulares, movimento de seiva e açúcares, desenvolvimento de folhas e gemas etc. Quando o trigo é deficiente em boro, a floração é prejudicada, formando espiguetas chochas e reduzindo a produtividade.
Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo
Referências:
WIETHÖLTER, S. Fertilidade do solo e a cultura do trigo no Brasil. In: PIRES, J. L. F.; VARGAS, L.; CUNHA, G. R. da. Trigo no Brasil: bases para produção competitiva e sustentável. [S. l.: s. n.], 2011.