CI

Qual a densidade, espaçamento e profundidade ideais para a semeadura do trigo?

Leia sobre a importância de utilizar



Foto: Pixabay

A semente possui grande importância dentro do cenário de produção agrícola, e merece fundamental atenção quanto ao seu posicionamento e quantidade no campo. Recomendações de semeadura feitas sem um critério técnico podem resultar em uma lavoura mal dimensionada, diminuindo a produtividade final. Devem ser levados em conta critérios intrínsecos à semente, como por exemplo massa de mil sementes, vigor e/ou poder germinativo, e extrínsecos, como sistema de plantio, número de sementes por metro quadrado, espaçamento, fertilidade do solo, clima e necessidade hídrica.

No caso do trigo, as diferentes cultivares possuem grãos com características diferentes, variando na forma, cor, tamanho e peso. Além disso, outro importante fator que determina a recomendação de semeadura é o vigor e poder germinativo da semente. Os percentuais indicados de ambos os valores devem ser usados para o ajuste de cálculo da quantidade de semente a ser utilizada.

Quanto à população de plantas e espaçamento entre linhas, este ajuste influencia no aproveitamento da radiação solar, competição do trigo com plantas daninhas e competição entre as plantas de trigo e aproveitamento da adubação. Como o trigo possui plasticidade, é capaz de ocupar espaços vazios entre as plantas.

Quando a população de plantas é baixa, deve-se garantir boas condições de ambiente (fertilidade e água) para garantir um afilhamento adequado. Já em altas populações, a produção é bastante baseada na produção da planta-mãe. Diversas plantas não irão emitir inflorescência ou emitirão inflorescências pouco desenvolvidas. Além disso, altas densidades de plantas criam um microclima favorável ao desenvolvimento de doenças.

 

Densidade, espaçamento e profundidade de semeadura do trigo

Abaixo, vamos ler algumas informações sobre a densidade de semeadura em diferentes regiões, profundidade e espaçamento para sementes de trigo. Tratam-se de números geralmente usados, que não representam uma recomendação oficial. Para isso, consulte um engenheiro agrônomo, que irá avaliar todas as variáveis do cenário de produção.

 

Densidade de semeadura em diferentes estados

  • Rio Grande do Sul e Santa Catarina - para cultivares médias e precoces, usa-se cerca de 300 a 330 sementes viáveis /m². Em cultivares semitardias e tardias, usa-se cerca de 250 sementes viáveis / m². Se as cultivares tardias forem semeadas para duplo propósito (pastejo e colheita de grãos ou somente pastejo), usa-se de 330 a 400 sementes viáveis / m².
  • Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo - usa-se entre 60 a 80 sementes por metro de linha ou 200 a 400 sementes viáveis / m², a depender do porte das cultivares, ciclo, clima e solo.
  • Minas Gerais, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Distrito Federal - geralmente usa-se entre 350 e 450 sementes viáveis /m² para trigo de sequeiro. Em solos com boa fertilidade, sem alumínio trocável, usa-se 400 sementes viáveis /m². Já no trigo irrigado, usa-se entre 270 a 350 sementes viáveis / m².

Obs: para triticale, usa-se geralmente entre 350 e 400 sementes viáveis /m².

 

Espaçamento na semeadura do trigo

Geralmente adota-se um espaçamento entre linhas de 17 cm para trigo e triticale. Alguns outros valores também são adotados, mas, geralmente, sem passar de 20 cm.

 

Profundidade de semeadura do trigo

Geralmente adota-se valores de profundidade entre 2 e 5 cm, dando preferência para a semeadura em linha, devido à distribuição mais uniforme da semente, uso mais eficiente de fertilizante e menor possibilidade de danos às plantas no uso de herbicidas pré-emergentes.

 

Calculando a quantidade de sementes

Para calcular a quantidade de sementes por metro, usa-se a seguinte fórmula:

L = 100 x S x E/PG

Sendo:

L = número de sementes por metro
S = número de sementes por m² (estande de plantas / m²)
E = espaçamento em metros
PG = poder germinativo 

Como exemplo, temos uma cultivar com peso de mil sementes de 36,43 gramas, e 97% de poder germinativo, visando uma densidade de 350 sementes aptas por metro quadrado e espaçamento de 0,17 metros. Substituindo os valores na fórmula temos

L = 100 x 350 x 0,17 / 97 = 61 sem/m

 

Para calcular a quantidade de sementes em kg/ha, usa-se a seguinte fórmula:

D = (1/E x L x M) / 100

Sendo

L = número de sementes por metro
E = espaçamento em metros
M = massa (em gramas) de mil sementes

D = (1 / 0,17 x 61 x 36,43) / 100 = 131 kg/ha.

 

Fazendo uso das fórmulas para calcular o número de sementes / metro e de kg/ha, o produtor de trigo promove maior potencial produtivo da lavoura, evita desperdício de sementes e diminui custos desnecessários de produção.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

 

Referências:

CÁNOVAS, Abelardo Díaz; TRINDADE, Maria da Glória. Densidade de Semeadura de Trigo: Uma Questão de Economia. Comunicado Técnico nº 54, Embrapa. Setembro 2003.

FUNDAÇÃO ABC E BIOTRIGO GENÉTICA. 14 Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale. Informações técnicas para trigo e triticale. [s. l.], 2022.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.