CI

Rússia prevê queda na produção de trigo em 2024-25

A produção total de grãos deve chegar a 132 milhões de toneladas



A produção total de grãos deve chegar a 132 milhões de toneladas A produção total de grãos deve chegar a 132 milhões de toneladas - Foto: Pixabay

A produção de trigo na Rússia, maior exportador mundial, deve sofrer impactos em 2024-25 devido a problemas climáticos, como seca e geadas. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), a produção russa de trigo será de 83 milhões de toneladas, enquanto o Conselho Internacional de Grãos estima 81,8 milhões e o IKAR aponta para 82,2 milhões. A SovEcon, por sua vez, revisou sua previsão para 82,9 milhões de toneladas, com base em altos rendimentos na Ásia russa. Mesmo com as revisões, todos concordam que a colheita será menor que as 91 milhões de toneladas do ano anterior.

A geada na parte europeia do país, especialmente em Lipetsk, Voronezh, Tambov e Volgograd, e a seca que afetou a umidade do solo, prejudicaram o trigo de inverno e de primavera. A produção total de grãos deve chegar a 132 milhões de toneladas, segundo o governo, abaixo das 145 milhões de 2023. Ainda assim, a Rússia segue com exportações robustas, alcançando um recorde de 60 milhões de toneladas de grãos em 2023-24.

Além do trigo, a Rússia cultiva cevada, milho e oleaginosas. A produção de milho em 2024-25 é estimada em 13,3 milhões de toneladas, uma queda em relação às 16,6 milhões do ano anterior, com redução de 13% no rendimento por hectare. Para cevada, a previsão é de 18,3 milhões de toneladas, 9% a menos que no ciclo anterior. Já a produção total de oleaginosas permanece estável, com 30 milhões de toneladas, mas a colheita de sementes de girassol caiu 4%.

A Rússia também continua expandindo suas exportações de farinha, atingindo 830 mil toneladas nos primeiros oito meses de 2024, um aumento em relação ao ano anterior. O Afeganistão é o principal comprador, seguido pela China e Iraque. A expectativa é que o volume chegue a 1,7 milhão de toneladas até 2030.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.