CI

Trigo: entenda a origem, história e produção até os dias atuais!

Leia sobre a história, consumo e principais produtores de trigo!



Foto: Canva

História do trigo: como surgiu? Como se espalhou?

O trigo é uma planta que está presente no desenvolvimento da humanidade há milênios. Acredita-se que a planta se originou perto dos rios Tigre e Eufrates, entre 10.000 e 15.000 a.C., no chamado "crescente fértil" e alguns relatos apontam a sua domesticação pelos seres humanos por volta do ano 9.500 a.C. 

Os primeiros registros do cultivo de trigo são de mais de 10.000 anos, e os registros mais antigos de trigo carbonizado são de 7600 a.C., encontrados no crescente fértil e na Turquia.


Imagem: crescente fértil.

Conforme o historiador Heinrich Eduard Jacob, o trigo ancestral possuía sementes pequenas, que se desprendiam e se espalhavam facilmente pelo vento. Os humanos ancestrais, ao observarem animais se alimentando da gramínea, começaram a consumi-la. Como as sementes eram pequenas, era impossível colher, carregar para os acampamentos, moer e cozinhar as sementes sem perder algumas pelo caminho. Assim, sem querer, os humanos foram disseminando essa gramínea.

Os humanos foram cultivando as espécies que seguravam os grãos na espiga de forma mais firme, que só se desprendiam sob pressão. Por conta disso, o trigo atual usado na alimentação não sobrevive de forma natural, mas apenas quando cultivado pelo homem. Além do cultivo, o homem foi abrindo o terreno no entorno de locais onde havia mais trigo, facilitando a disseminação destas plantas.

Com o passar do tempo, aprimorou-se algumas técnicas, como o uso de ferramentas para a debulha, bem como enterrar sementes no solo ao invés de apenas espalhar pela superfície e a técnica de armazenamento.

O primeiro pão é atribuído aos egípcios em 4.000 a.C. Como é um produto muito utilizado na alimentação, também foi usado como moeda em transações comerciais. O trigo consegue manter suas características de qualidade mesmo armazenado por um longo período, e teve papel importante no desenvolvimento das civilizações, sendo o grão preferencial para alimento em países desenvolvidos.

Quando gregos e romanos inventaram o moinho mecânico, houve uma revolução na cultura, aumentando bastante a produção da farinha de trigo.

 

História do trigo no Brasil

No Brasil, o trigo foi trazido por Martim Afonso de Souza, e cultivado inicialmente em 1534, na Capitania Hereditária de São Vicente (atual estado de São Paulo). Porém, o cultivo teve pouco sucesso por conta das condições climáticas. Posteriormente, ao migrar para o sul do Brasil, as condições mais favoráveis para a cultura proporcionaram bons resultados, e a cultura adquiriu importância econômica.

Por conta dos problemas fitossanitários e fatores políticos,o trigo é uma cultura que passou por altos e baixos ao longo dos séculos. No século XX, as sementes importadas causaram muitos problemas, causando queda de produção, e o Ministério da Agricultura criou duas estações de pesquisa sobre o cereal. Porém, algumas fraudes e acordos de compra de trigo americano desestimularam o setor. 

Com a chegada de maquinários próprios para o trigo, por volta de 1960, o trigo começou a se consolidar novamente. Entre 1960 e 1970, foram criadas políticas de incentivo à produção do cereal, aumentando a produção. Em 1974 foi criada a Embrapa Trigo, proporcionando grande evolução para a cultura. Em 1980, com uma crise econômica, houveram mudanças e o preço do trigo foi atrelado ao mercado externo, o que foi prejudicial na época.

No final da década de 90, por conta da desvalorização do real e aumento dos preços no mercado internacional, a produção de trigo voltou a crescer. Nos anos 2000, novos acordos políticos voltaram a proporcionar aumento da produção da cultura.

 

Consumo de trigo

No ano de 2023/24, estima-se um consumo anual de 786,6 milhões de toneladas de trigo. O trigo pode ser consumido em diversos produtos:

  • Alimentação humana: alimentos como vários tipos de pães, bolos, wafers, biscoitos, farinhas, cereais, pizzas, massas, pastéis, agentes espessantes em molhos, sopas, cerveja etc.
  • Produtos não alimentícios: adesivos, colas, remédios, pinturas, plásticos biodegradáveis antibióticos, cosméticos, álcool, surfactantes, composição de embalagens, cola, glúten, etanol, 
  • Alimentação animal: na forma de forragem ou na composição de rações.

 

Quem são os principais países produtores de trigo?

O trigo é o segundo cereal mais cultivado, ficando atrás apenas do milho. Estima-se que a área de cultivo de trigo da safra de 2023/24 seja de 223 milhões de hectares, um aumento de 1,09% em relação à safra passada. Já a produção deve ser próxima de 783 milhões de toneladas.

Quanto aos países, os maiores produtores são:

  1. China: 137 milhões de toneladas;
  2. União Europeia: 134,3 milhões de toneladas;
  3. Índia: 110,5 milhões de toneladas;
  4. Rússia: 90 milhões de toneladas;
  5. EUA: 49,3 milhões de toneladas; 
  6. Canadá: 31,9 milhões de toneladas;
  7. Paquistão: 28 milhões de toneladas;
  8. Austrália: 25 milhões de toneladas;
  9. Ucrânia: 22,5 milhões de toneladas;
  10. Turquia: 19,5 milhões de toneladas;

O Brasil ocupa atualmente a 15ª posição, com uma produção estimada de 8,4 milhões de toneladas para a safra 2023/24.

 

Área de cultivo, produção e produtividade de trigo no Brasil

Observe no gráfico abaixo as mudanças quanto à area de cultivo, produção total e produtividade por hectare do trigo no Brasil.

 

Na safra de 2022/23 de trigo no Brasil, as estimativas são de 3,2 milhões de hectares de área cultivada, 8,5 milhões de toneladas produzidas do cereal, com uma produtividade média de 2,66 toneladas por hectare.

Podemos observar que, mesmo que a área total de produção de trigo no país tenha se mantido relativamente constante nos últimos anos, a produção total aumentou por conta do aumento de produtividade por hectare, o que é explicada pelo investimento em pesquisa e tecnologia, melhorando o cultivo e o aporte de insumos, usando cultivares mais produtivas etc. 

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.