CI

Goiás lidera produção de tomate no Brasil

Tomate impulsiona crescimento de Goiás na produção nacional



Foto: Divulgação

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços do Governo de Goiás, o estado Goiás deverá registrar um aumento expressivo de 36,6% na produção de tomate em comparação à safra de 2023, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento coloca o estado no topo do ranking nacional da cultura, superando a média nacional, que foi de 9,9%. O levantamento, com dados coletados em agosto, também revela que o rendimento médio por hectare da cultura do tomate em Goiás deve subir 21,6%.

Outras culturas agrícolas também devem apresentar variação positiva em Goiás, como arroz (17,7%), mandioca (6,0%), café (5,8%), feijão 2ª safra (2,7%) e sorgo (2,7%). Entre esses produtos, o café e a mandioca terão aumento no rendimento médio, com 7,3% e 1,6%, respectivamente, enquanto o crescimento das demais culturas se deve à expansão das áreas plantadas.

No total, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em Goiás, incluindo soja e milho, deverá atingir 31,4 milhões de toneladas em uma área de 7,4 milhões de hectares. Com isso, o estado responde por 10,6% da produção nacional desses itens, ocupando o 4º lugar no ranking, atrás de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.