TOMATES GIGANTES: sucesso entre produtores, cozinheiros e nutricionistas
Tomate gaúcho Gigante; o segredo do está nas sementes de alto potencial produtivo
Por Mônica Vieira
O tomate Belga Rosa Gigante é uma espécie de tomate de muita polpa de sabor muito doce. São muito grandes e suculentos e quando maduros possuem cor rosa escuro. Uma fatura de tomate com um único fruto. Entre outras características este tipo de tomate, além de ser muito agradável a qualquer paladar, possui baixa acidez, o que torna o fruto perfeito para receitas em saladas, molhos sanduíches,pizzas, purês, molhos, doces, geleias, sucos e, mais o que a imaginação permitir.
Mas não é somente o sabor que é marcante, segundo nutricionistas, o tomate gigante também é extremamente nutritivo. O alimento possui poderes fitoterápicos, muitas propriedades nutricionais.
O tomate é rico um antioxidante, eficiente contra os radicais livres, portanto o consumo frequentes do fruto retarda o envelhecimento e, protege contra alguns tipos de câncer, entre eles o câncer de próstata.
Possui licopeno, vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. É uma excelente indicação para dietas nutricionais, pois possui baixo valor calórico.
Segundo técnicos desse setor do agronegócio, vale muito à pena investir no plantio das sementes da espécie.
A espécie de tomate se adapta bem à região sul ou regiões onde o inverno é rigoroso. Neste caso as sementes devem ser plantadas na estação anterior.
O segredo para o sucesso do plantio está na escolha das sementes, que precisam atender a um padrão de qualidade para gerar plantas fortes e frutos com alto valor de mercado.
A variedade é plantada entres os meses de agosto e fevereiro, de preferência com adubação orgânica. A germinação acontece entre 7 e 8 dias; Colheita será entre 90 a 110 dias após o plantio.