Licopeno: poderoso antioxidante presente no tomate
O antioxidante é capaz reduzir assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer
Versátil e saboroso, o tomate faz parte da rotina alimentar dos brasileiros e pode ser consumido in natura, em molhos, geleias, processado, entre outros pigmentos. O que sabemos é que o tomate é rico em um poderoso antioxidante, o licopeno, que é capaz de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos contraídos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer. Um estudo divulgado pela Front Pharmacology mostrou que o licopeno pode ajudar na melhoria da função vascular e na prevenção de doenças do coração. Outra pesquisa publicada no International Journal of Nutrology afirmou que, graças à sua grande capacidade antioxidante, o licopeno é capaz de atingir concentrações elevadas no tecido prostático, e com isso, ajudando na prevenção do câncer de próstata.
De acordo com a Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, o licopeno, que é o carotenoide também é responsável por dar a cor vermelha ao tomate, é um nutriente encontrado em um número limitado de alimentos, e, além disso, o organismo não é capaz de sintetizá-lo; Dessa forma, o licopeno é obtido exclusivamente por meio da dieta alimentar.
O processamento de alimentos demonstrou aumentar a biodisponibilidade do licopeno, devido à liberação da matriz do alimento. Com isso, molho de tomate e purê de tomate são tidos como melhores fontes biodisponíveis de licopeno do que as demais fontes de alimentos não cozidos, tais como o tomate cru.
A quantidade sugerida de ingestão de licopeno varia de 4 a 35mg/dia. Quanto mais vermelho o tomate, mais licopeno ele tem. E ele é melhor absorvido quando cozido ou combinado com gordura saudável, como azeite de oliva e abacate. Para se ter uma ideia, o tomate cru tem em média 2,7 mg de licopeno a cada 100 gramas, enquanto o molho de tomate tem 21,8 mg.
A Tomate BR, entidade criada para levar aos consumidores informações claras e precisas sobre a importância do produto, traz ainda um panorama sobre o tomate, desde a obtenção da matéria-prima (produção agrícola e processamento), até sua chegada à gôndola e milhões de lar.
A Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, representa mais de 80% do mercado brasileiro de atomatados e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável e viável economicamente, dirimindo impactos e buscando soluções benéficas a todos os envolvidos.