CI

Vale a pena investir na colheita mecanizada de tomate?

O objetivo da colheita mecanizada é aumentar a velocidade e dar produtividade na lavoura


Foto: Divulgação

Durante muito tempo a agricultura, tinha como principal mão de obra, o trabalho humano, porém, esta realidade está mudando no campo, as máquinas e novas tecnologias fazem parte do manejo de várias culturas, entre elas a do tomate industrial. Mas, qual a diferença entre colheita manual e colheita mecanizada?  

Resumidamente na colheita mecanizada, não há necessidade de trabalho manual e braçal, já que o alimento é colhido por colhedoras e equipamentos. Quando somente o equipamento é responsável pela colheita, ela é chamada de mecanizada, porém, quando existe uma divisão de tarefas com pessoas, ela é chamada de semimecanizada. 

A colheita manual, como o próprio nome sugere é a prática sem o uso de máquinas empregada em várias culturas, mas mesmo assim, vem sendo substituída por colhedoras e colheitadeiras, principalmente no tomate, já que o produtor consegue retirar o fruto em um tempo menor. O objetivo da colheita mecanizada é aumentar a velocidade e dar produtividade na lavoura.  

A colheita mecanizada traz mais conforto para o produtor rural, segurança no cultivo, menor perda na produção, ganho de tempo, entre outros benefícios. O agricultor deve lembrar que embora a colheita seja a fase mais esperada, é preciso ter cuidado com a lavoura desde o preparo do solo.  

Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.    

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.