Inteligência artificial facilita cultivo de tomate
Além de rendimentos, a máquina também registra as condições ambientais, como o clima e a saúde das plantas
Já pensou se enquanto você descansa um robô trabalhasse um pouco no seu lugar? Com falta de mão de obra, ou até mesmo para facilitar o trabalho no campo, a inteligência artificial permite que os robôs sejam os novos funcionários nas colheitas. No cultivo de tomate por exemplo, o equipamento é capaz de reconhecer os frutos, cortar e colocá-los em caixas de transporte. Não é uma maravilha?
Além de rendimentos, a máquina também registra as condições ambientais, como o clima e a saúde das plantas. A fabricante de robótica Denso e Especialista em soluções para estufas Certhon se uniram para criar o tobô de colheita. O maquinário testado na Ásia é capaz de fazer desde a colheita até o embalamento dos tomates . No futuro esse sistema também será usado na Europa e em outras partes do mundo.
No cultivo em estufa os robôs são usados para controlar a temperatura e criar condições nas quais as plantas possam crescer e o androide consiga realizar suas tarefas sem ser afetado pelas condições climáticas. A parceria permitirá que as duas empresas envolvidas desenvolvam ainda mais suas tecnologias para contribuir com os avançados de horticultura, em específico o tomate.
Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.