Como se livrar da murcha de Fusarium no tomate?
As medidas de controle para murcha de Fusarium são preventivas
A murcha de Fusarium é uma doença que ataca o tomateiro na maoria das regiões brasileiras. A doença causada pelo fungo de solo Fusarium oxysporum forma specialis lycopersici (Fol). De acordo com a Embrapa Hortaliças, as raças 1 e 2 predominam na maioria das áreas de produção de tomate de mesa, enquanto a raça 3 é mais restrita.
A doença faz parte dos principais problemas fitossanitários da tomaticultura, podendo ocorrer em qualquer época ou fase de desenvolvimento do fruto. Quando presente na área de cultivo, o fungo pode sobreviver no solo ou em restos culturais de uma estação de cultivo para outra. O desenvolvimento do patógeno é favorecido por temperaturas entre 21°C e 33°C, além de alta umidade no solo.
Entretanto, as medidas de controle para murcha de Fusarium são preventivas, uma vez que, após a infestação do solo, é impossível a erradicação do patógeno. Alguns produtores usam porta-enxertos de tomateiro como alternativa para o controle de doenças causadas por patógenos de solo. Os porta-enxertos são ferramentas essenciais para o manejo.
A técnica consiste na fusão dos tecidos de duas plantas diferentes, cuja finalidade é explorar as características desejáveis de cada uma.
Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.