CI

Classifcadoras facilitam a separação dos tomates "ruins"

 A máquina “enxerga” todos os detalhes da fruta



Foto: Divulgação

Você já se perguntou quantos humanos seriam necessários para separar tomates verdes dos vermelhos em um único segundo? Graças as ferramentas e máquinas desenvolvida ao longo dos anos, já é possível ter essa tecnologia ao alcance dos produtores de tomate, por exemplo. 

Embora muitas colheitas ainda sejam feitas ou classificadas manualmente, a classificadora eletrônica tem ganhado espaço no setor e a atenção dos produtores, já que ela é capaz de separar os tomates ruins dos tomates bons em questão de segundos. 

 Antigamente a solução para o problema seria transportar os tomates por uma esteira rolante em uma fábrica enquanto os trabalhadores localizavam e removiam, os frutos verdes manualmente. No entanto, um classificador automatizado de tomate verde faz isso no campo enquanto os tomates estão sendo colhidos e muito mais rápido do que qualquer pessoa jamais poderia fazer.  

Os benefícios desse tipo de maquinários são muitos entre eles a rapidez, qualidade e produtividade. No caso do classificador eletrônico é possível trabalhar com diversos tipos de culturas, entre elas o tomate.  

Outra vantagem é que a separação da fruta pode ser feita por peso, tamanho e cor. Além disso, o classificador eletrônico conta com um sistema de detecção de defeito, que separa as frutas sem condições de irem para o mercado, devido a defeitos externos. 

 A máquina “enxerga” todos os detalhes da fruta, o que agrada os clientes mais exigentes. Também é possível classificar frutos sem nenhum defeito, o que agrega maior valor ao produto. 

Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.  
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.