CI

Produção de mudas de tomate - instalações

Leia sobre as instalações necessárias para a produção de mudas de tomateiro.



Foto: Divulgação

Para se obter sucesso no cultivo de tomateiro, é fundamental o uso de mudas de qualidade. Acredita-se que 60% do sucesso de uma cultura depende do uso de mudas de qualidade, pois estas influenciam o desempenho e produtividade da planta, afetando o tempo necessário para produção, número de ciclos por ano e qualidade nutricional. Dessa forma, o setor agropecuário, nos últimos anos, vem passando por diversas transformações tecnológicas na produção de mudas. podemos citar o uso de variedades com alta produtividade, sementes peletizadas e porta-enxertos, que vêm diminuindo a necessidade de sementes e propiciando maior otimização do plantio.

Para a produção de mudas de qualidade, o viveiro deve ser instalado de maneira adequada, visando proporcionar o melhor processo produtivo. Aspectos como local, clima, possibilidade de expansão, disponibilidade de energia elétrica e água de qualidade, logística e disponibilidade de mão-de-obra devem ser estudados.

Quanto às instalações, estas devem dispor de:

  • Escritório
  • Laboratório (testes de germinação, condutividade elétrica, pH etc.)
  • Refeitório
  • Vestiário com armário
  • Banheiro com chuveiros
  • Rodolúvio e pedilúvio
  • Depósito de insumos (fertilizantes, defensivos etc.)
  • Área para a semeadura
  • Estufas
  • Local para preparo e despacho de mudas terminadas
  • Local para lavagem, desinfecção e estocagem de bandejas

 

Estufas para a produção de tomate

As estufas devem ser resistentes aos fenômenos climáticos mais fortes, como tempestades, ventos fortes, granizo etc, mas ao mesmo tempo, passíveis de serem adaptadas ou modificadas para cada tipo de cultivo. No caso de tomate, os viveiros devem ser telados, com antecâmeras, pedilúvio e cortina de ar entre a antecâmera e a estufa.

Em locais muito quentes, para evitar o estresse pelo calor, devem ser instaladas telas aluminizadas junto com o plástico, de forma a diminuir o calor nas horas mais quentes do dia. Outras instalações que também podem ser benéficas são nebulizadores, lanternins e janelas.

É muito importante que o filme plástico seja transparente, passando quantidade adequada de luz, e que seja lavado quando necessário. O sombreamento pode provocar estiolamento das mudas. Pode-se usar telas termorefletoras para amenizar excessos de temperatura (pois não reduzem a qualidade da luz), mas não se deve usar sombrite para as mudas.

Em locais com latitudes menores do que 40ºN ou S, as estufas devem ser feitas em orientação Norte-Sul. Um desvio de 10º no eixo Norte-Sul para qualquer lado pode auxiliar na mudança das sombras dos arcos e travamentos durante o dia.

 

 

Fique ligado! Nesta nova seção sobre o tomate, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura, publicados periodicamente no nosso portal!

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

 

Referências:

NASCIMENTO, Abadia dos Reis et al. Produção de mudas. In: ALVARENGA, Marco A. R. Tomate: Produção em campo, casa de vegetação e hidroponia. [S. l.: s. n.], 2022. cap. 4, p. 81-109.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.