CI

Como fazer a irrigação nas mudas de tomate?

Leia tudo sobre a importância, manejo e qualidade da água na produção de mudas de tomate.


Foto: Canva

A necessidade de água na germinação de mudas de tomate é fundamental, pois é nessa fase onde iniciam os processos bioquímicos para o desenvolvimento embrionário e emissão da radícula. O substrato deve conter a quantidade adequada de água, nem muito, nem pouco. O tomate tem absorção de água acelerada no período de 4 a 8 horas após a semeadura, pois a semente possui potencial matricial negativo. Porém, deve-se cuidar para evitar o encharcamento e escorrimento de água. De 6 a 48 horas após a semeadura, a absorção é mais lenta, podendo reduzir a quantidade de água. Já na fase de emissão da radícula, a absorção também continua mais lenta.

A água é muito utilizada na produção de mudas, seja do tomate ou de outras culturas. É utilizada no umedecimento do substrato antes do enchimento das bandejas, no molhamento das bandejas após a semeadura, nas irrigações e fertirrigações, e na desinfecção de bandejas e equipamentos, junto com o cloro. Dessa forma, a água deve ser de qualidade, livre de contaminações, para evitar prejuízos nestas diversas etapas.

A fonte de água mais adequada para a produção de mudas é a subterrânea, oriunda de poços semi-artesanais, pois águas superficiais (provenientes de rios, açudes, córregos ou reservatórios) possuem alto risco de contaminações. Se não existir disponibilidade de água subterrânea, deve-se monitorar frequentemente a qualidade da água para evitar contaminações, prejudicando a qualidade das mudas.

Para evitar contaminações, podemos utilizar os seguintes métodos:

  • Contaminação física: quando houver presença de areia, insetos, restos vegetais ou outros elementos semelhantes, pode-se usar filtros como o filtro de areia ou filtro de tela para eliminar estas contaminações, realizando a filtragem antes de armazenar a água nos reservatórios.
  • Contaminação química:a contaminação química pode se originar de diversas formas. Pode ocorrer naturalmente, através de sais, carbonatos, bicarbonatos etc. Deve-se corrigir os níveis desses elementos. O uso de ácido nítrico, fosfórico ou sulfúrico podem controlar a alcalinidade e baixar o pH a níveis ideais. Também pode ocorrer contaminação de forma acidental, devendo ser tratada na origem, e, se possível, eliminar a causa da contaminação.
  • Contaminação biológica: é causada por microrganismos como bactérias, algas, fungos e outros. Geralmente essa contaminação é tratada com cloração da água, adicionando 5 a 20 mg/l de cloro ativo (a dosagem específica depende do agente contaminador), através de bombeamento. Para fazer esse tratamento, são necessários dois reservatórios: um com a água contaminada que será tratada, e outro com irá receber a água após o tratamento, que frequentemente é feita com hipoclorito de sódio com 10% a 12% de cloro ativo. A cloração não deve ser feita na fonte de captação de água, pois pode gerar contaminação ambiental.

 

Manejo da irrigação nas mudas de tomate

Para realizar um bom manejo da irrigação, é necessário o conhecimento do substrato (conhecendo o kPa ou cbar, relacionados com o volume de água do mesmo) e condições ambientais. A quantidade de água, que pode ser aplicada via microaspersores ou barras, deve suprimir a evapotranspiração. A depender destas condições, valores ótimos de água no substrato podem variar entre 40% e 80%. Alguns indicadores para a rega são a cor da superfície do substrato, peso das bandejas, aspecto visual da muda e murcha de plantas nas laterais das bandejas.

 

Qualidade ideal de água para irrigação de mudas de tomate

 

Tabela 1. Qualidade ideal da água para irrigação de mudas de tomateiro.
Parâmetros Ideal
pH 5,5 - 7,0
Alcalinidade 60 - 80 ppm (mg/L) CaCO3
Condutividade Elétrica < 1,0 mS/m
Taxa de absorção de sódio (SAR = Na / [(Ca + Mg) / 2]1/2  < 2
Nitrato (NO3) < 5 ppm
Fósforo (P) < 5 ppm
Potássio (K) < 10 ppm
Cálcio (Ca) 40 - 120 ppm
Magnésio (Mg) 6 - 25 ppm
Sódio (Na) < 40 ppm
Cloretos (Cl) < 80 ppm
Sulfatos (SO2) 24 - 240 ppm
Boro (B) < 0,5 ppm
Flúor (F) < 1 ppm
Ferro (Fe) < 5 ppm
Manganês (Mn) < 2 ppm
Zinco (Zn) < 5 ppm
Cobre (Cu) < 0,2 ppm
Molibdênio (Mo) < 0,02 ppm

Fonte: Alvarenga, 2022.

 

Formas de irrigação no tomate

  • Método da microaspersão: é o mais utilizado. Tubos de irrigação podem irrigar ou fertirrigar através de barras automatizadas com microaspersores, podendo aplicar também produtos defensivos. A irrigação vem por cima, o que ocasiona molhamento foliar, e, dessa forma, o local deve ser bem ventilado para não prolongar o molhamento e ocasionar doenças. Como o molhamento não é uniforme, pode resultar em mudas com desenvolvimento diferentes, sendo um fator negativo para a produção comercial. Deve-se cuidar também para evitar excessos de água e acabar lavando o substrato, prejudicando a nutrição das plantas.
  • Método da flutuação / floating: as bandejas com orifícios ficam flutuando em um recipiente com uma lâmina de água, e absorvem a água de forma mais uniforme que a microaspersão, além de não molhar as folhas. Porém o sistema radicular se entrelaça bastante e pode crescer de forma desproporcional.
  • Método da inundação subsuperficial: é um sistema semelhante ao floating, porém com um sistema de dreno do volume de água, onde a bandeja por vezes fica em contato com o ar, sem a água, de forma a facilitar a poda radicular. É um sistema pouco usado no Brasil, porém, que apresenta bons resultados em produtividade.

 

Referências:

NASCIMENTO, Abadia dos Reis et al. Produção de mudas. In: ALVARENGA, Marco A. R. Tomate: Produção em campo, casa de vegetação e hidroponia. [S. l.: s. n.], 2022. cap. 4, p. 81-109.

GOTO, R., and SILVA, E.S. Produção de mudas de tomateiro, pimenteiro e pepineiro. In: BRANDÃO FILHO, J.U.T., FREITAS, P.S.L., BERIAN, L.O.S., and GOTO, R., comps. Hortaliças-fruto [online]. Maringá: EDUEM, 2018, pp. 387-400. ISBN: 978-65-86383-01-0.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.