CI

Produção de tomates orgânicos - uma visão sobre o local

Leia sobre aspectos do local de produção para o tomate orgânico.



Foto: Divulgação

O cultivo de tomates orgânicos exige uma visão atenciosa ao local de produção, observando tanto a aptidão do local, quanto às exigências para a produção orgânica. O tomateiro prefere temperaturas moderadas e secas, sem chuvas regulares e geadas, e com umidade relativa do ar mais baixa. Dessa forma, a produção orgânica do tomate raramente poderá ser feita durante todo o ano no Brasil.

Em alguns locais, o cultivo em campo pode se associar ao ambiente protegido, com a função de proteger da chuva e umidade, sendo uma estratégia para aumentar a janela de comercialização do fruto.

 

Escolha do local

Uma propriedade pode produzir tomates orgânicos se esta conseguir atender as necessidades do mercado, e se, na região, não houver produtores convencionais de tomate produzindo no mesmo período. A produção convencional e simultânea de tomate no entorno resulta em grande pressão de pragas e doenças, que já estejam presentes nestas lavouras e podem migrar para a produção orgânica, onde o controle se torna mais difícil devido ao não uso de defensivos químicos. Nesta situação, mesmo que sejam usadas barreiras físicas e técnicas agroecológicas, pode não ser o suficiente para conter o avanço de pragas e doenças.

 

Planejamento da produção

As necessidades da cultura devem ser planejadas previamente, sendo feitas no momento de exigência da planta, de forma a manter o equilíbrio no seu desenvolvimento. Em um cenário de produção onde o uso de insumos é limitado, é fundamental manter a saúde da planta, de forma a diminuir ao máximo possível os estresses. Dessa forma, manejos como irrigação, tutoramento, desbrota, nutrição etc. devem ser feitos no momento certo, de forma a evitar o insucesso do cultivo.

Quanto à mão-de-obra, em média, cada pessoa consegue cuidar de 3 a 5 mil plantas por safra de tomate orgânico em campo. Já nos minitomates orgânicos em ambiente protegido, relatos sugerem que cada pessoa é capaz de cuidar de mil plantas. 

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.