Tomates: Controle no uso de agrotóxicos, consciência ambiental
Defensivos agrícolas são produtos utilizados para combater pragas e doenças que afetam as plantas cultivadas, como o tomate
No cultivo do tomate, os defensivos agrícolas são utilizados para controlar pragas como a mosca-branca, ácaros e lagartas, bem como doenças como o míldio e a pinta-preta. Mas como em toda cultura o.uso responsavel de defensivos é um grande gargalo da agricultura.
Sendo químicos, orgânicos ou biológicos, devem ser manuseados com cuidado para evitar impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana. Vale ressaltar que, antes de utilizar qualquer defensivo agrícola, é importante verificar se ele está registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). É importante seguir as recomendações do fabricante para a aplicação correta dos produtos para, evitar contaminação do solo e da água.
Além disso, existem práticas de manejo integrado de pragas e doenças que, ajudam a reduzir a dependência dos defensivos agrícolas.
O uso de cultivares de tomate resistentes, rotação de culturas, controle biológico e monitoramento regular das plantas são algumas das estratégias que também podem ser adotadas para diminuir a necessidade de produtos químicos.
Conhecimento nunca é demais
É fundamental que o agricultor tenha o treinamento adequado para, manipular e aplicar os defensivos de forma segura e com consciência ambiental.
Outra medida importante para minimizar os impactos ambientais do uso de defensivos agrícolas é, o descarte correto das embalagens vazias. Existem empresas especializadas em coletar, transportar e dar destino adequado a esses resíduos, evitando a contaminação do solo e da água.