CI

Pragas e doenças no tomate

Leia sobre aspectos gerais das pragas e doenças que afetam a cultura do tomate.



Foto: Canva

O tomate é um alimento bastante presente na mesa dos brasileiros. Esta hortaliça possui alto valor comercial, grande variabilidade genética e é a hortaliça mais cultivada em ambiente protegido, atendendo a demanda do país até em épocas menos favoráveis a sua produção. O crescimento dos custos de produção ao longo dos anos, como por exemplo o aumento do preço dos fertilizantes, faz com que os produtores tenham que se manter cada vez mais competitivos para se manter no mercado. Assim como em todas as outras culturas, o tomate pode ser atacado por pragas e doenças, o que pode aumentar o custo de produção, diminuir ou até eliminar o retorno final em casos mais severos.


Imagem 1: Evolução dos preços médios da caixa de 20kg de tomate em hortifrutícolas pesquisados pela Equipe/Hortifruti do Cepea.
Fonte: HFBrasil

 

As pragas e doenças na cultura do tomate representam um dos maiores desafios na cultura, podendo causar perdas muito significativas na produtividade final. Esse desafio se torna ainda maior em períodos mais chuvosos. Para se ter uma ideia, no mundo todo existem mais de duzentas pragas e doenças registradas para a cultura, o que faz com que os produtores recorram muitas vezes ao uso de agroquímicos. Isso se acentua em momentos em que os preços dos produtos estão mais atrativos, muitas vezes fazendo com que os produtores apliquem maiores doses de defensivos, arriscando a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente, na busca por manter a sua produção minimamente rentável. Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais optando por produtos mais saudáveis, com menos agrotóxicos e com menor impacto ambiental.

Cada sistema de cultivo possui suas especificidades, podendo apresentar doenças diferentes. O cultivo do tomate pode ser dividido em:

  • Cultivo com condução das plantas: feito em campo ou em cultivo protegido, através de cultivares de crescimento indeterminado e algumas de crescimento determinado
  • Cultivo sem condução das plantas: feito em campo, com cultivares de crescimento determinado.

As doenças que ocorrem em cada tipo de cultivo, época e região são diferentes. Mas de forma geral, fungos e bactérias possuem maior incidência em época de maior umidade, enquanto vírus dependem mais dos mecanismos de disseminação, como insetos e equipamentos. No caso dos vírus, como não existem produtos curativos para estes problemas, as técnicas mais efetivas envolvem a prevenção da entrada do vírus nas áreas. Existem também doenças fisiológicas, distúrbios no desenvolvimento da planta, causados por fatores ambientais como por exemplo o clima ou falta/excesso de nutrientes. Algumas doenças podem causar tantos prejuízos a ponto de impedir o cultivo de tomate em algumas épocas / regiões

Assim, o produtor se encontra em um cenário que, por um lado, deve conseguir manter o seu sustento em uma cultura que é frequentemente atacada por pragas e doenças, e por outro lado, os consumidores estão aos poucos optando por produtos com menor uso de agrotóxicos. Desta forma, entende-se que um bom conhecimento das pragas e doenças pode reduzir estes problemas, através de um manejo adequado que reflete em menores quantidades de defensivos químicos. Técnicas como o Manejo Integrado de Doenças são de fundamental importância para os produtores de tomate, e para isso, é necessário um bom conhecimento sobre o funcionamento de cada doença.

Nesta nova seção sobre o tomate, além de diversos outros conteúdos sobre a cultura, abordaremos as principais pragas e doenças, bem como táticas para o combate desses problemas, buscando levar ao leitor maior conhecimento neste aspecto. O conhecimento sobre as pragas e doenças pode minimizar o uso de agroquímicos, resultando muitas vezes em menor custo financeiro de produção, além de menor impacto ao ambiente e à saúde do produtor e consumidor.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

 

Referências:

ALVARENGA, Marco A. R. Tomate: Produção em campo, casa de vegetação e hidroponia. 3. ed. rev. e aum. Lavras, MG: [s. n.], 2022.

Banco de dados - Evolução dos preços médios dos hortifrutícola pesquisados pela Equipe/Hortifruti do Cepea. HFBrasil, 2022. Disponível em: https://www.hfbrasil.org.br/br/banco-de-dados-precos-medios-dos-hortifruticolas.aspx.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.