Defensivos e irrigação contra os ácaros do tomate
Os tipos de pragas do tomate são muitas, cada um mais perigoso e invasivo que o outro responsáveis por muito prejuízo nas lavouras.
Por Mônica Vieira
O tomate é um fruto bastante sensível e por isso suscetível ao ação de pragas que estão sempre ali, rondando o tomateiro. Por isso o produtor não pode descuidar. Os tipos de pragas do tomate são muitas, cada um mais perigoso e invasivo que o outro responsáveis por muito prejuízo nas lavouras.
Queremos falar sobre os Ácaros
Bichinho microscópio que causa estrago de gente grande. Os conhecidos Ácaros-rajados atacam as folhas do tomateiro, se alojam na parte de baixo e se dedicam a sugar, ao mesmo tempo que surgem pontos amarelo-esbranquiçados que, em questão de dias se transformam em manchas marrom-avermelhadas. As folhas secam totalmente, perdem o vigor de produção, gerando frutos ásperos sem valor de mercado.
Já os conhecidos os Ácaros-do-bronzeamento deixam as folhas amareladas, deformadas e, os frutos não crescem e surgem com aspecto bronzeado, desgastado pelo sol.
Se não for tratada, a plantação se perde por compelto.
Como controlar os ácaros do tomate
O uso de defensivos orgânicos são os mais indicados, existe uma variedade de opções para cada tipo de plantio, mas uma irrigação continua é, uma maneira eficiente de proteger a plantação. A orientação de especialistas é também pulverizar a plantação com enxofre, sempre no fim do dia, para não prejudicar as plantas, já que o sol forte ariba efeitos tóxicos da substância. Mas não esqueça que, a adubação correta e equilibrada mantém os tomateiros livres de ácaros.