Fertirrigação por gotejamento diminui custos da lavoura
Adubação equilibrada com a fertirrigação para colheita de tomates bonitos e duradouros
Por Mônica Vieira com revisão de Aline Merladete
Quando o produtor inícia o plantio de tomates, sem dúvidas, ele está pensando em colher frutos bonitos com coloração atrativa, sabor e durabilidade, para atender as exigências do mercado.
Porém para produzir tomates com essas características visando produtividade e rentabilidade a um baixo custo, demanda empenho, estratégia e investimentos na fase inicial do processo, sendo a adubação o período que requer muito trabalho, porque a nutrição gera impacto direto na característica do fruto.
E que tal apostar em uma técnica de adubação equilibrada?
A técnica consiste em adaptar métodos tradicionais à novas formas disponíveis no mercado para corrigir, conservar e recuperar a fertilidade do solo com a aplicação de nutrientes, possibilitando sim o desenvolvimento saudável do plantio.
Neste método pode ser usado adubo orgânico ou inorgânico, de acordo com a necessidade do solo e da cultura, no caso a cultura do tomate.
Garantir que a adubação do solo seja efetuada de forma equilibrada.
o produtor precisa utilizar técnicas e equipamentos que facilitem a absorção de nutrientes até a raiz das plantas, a indicação é fertirrigação.
Na fertirrigação, os nutrientes são diluídos na água que será irrigada no solo. A aplicação é feita por um sistemas de microirrigação, que pode ser por gotejamento ou por microaspersão.
Vantagens da fertirrigação
O primeiro benefício é que melhora a eficiência no uso da água e dos fertilizantes. Garante mais agilidade nas rotinas de manutenção da lavoura. Resultando em um solo irrigado, nutrido e resistente a pragas.