Adubação do tomate com casca de ovo
A adubação orgânica geralmente é feita com resíduos orgânicos tanto de origem animal, vegetal, agroindustrial
Por Mônica Vieira
A adubação orgânica geralmente é feita com resíduos orgânicos tanto de origem animal, vegetal, agroindustrial. Aquele resíduo que o produtor tem na propriedade e muitas vezes nem imagina que é rico em nutrientes para o solo. Por exemplo, a casca de ovo. As cascas de ovo são ricas em cálcio e conseguem atingir um nível capaz de levar os nutrientes até o fruto.
Cálcio faz o tomate crescer com saúde
O cálcio é um nutriente importante para fortalecer a estrutura das células do tomate. Melhora consideravelmente a germinação do pólen e, tem uma influência direta na qualidade do tomate que será colhido, independente do tipo de plantação. Seja ela em solo ou vasos.
O ideal é colocar as cascas de ovo na terra, misturado ao adubo químico de plantio, antes de plantar, com uma certa antecedência; Pelo menos quinze dias antes.
Dica de mestre
Para conseguir ótimos resultados produzindo tomates mais doces, principalmente para aqueles plantados em vasos é espalhar um pouco do bicarbonato em volta da raiz do tomateiro. O bicarbonato ajuda a reduzir os níveis de acidez, o segredo para colher um tomate mais doce.
Outros benefícios da adubação com casca de ovo
O primeiro é que por ser 100% natural, é politicamente correto para o meio ambiente; Evita o desperdíco e consequentemente economiza gastos com a aquisição de insumos para adubação.
Prepare as cascas para adubação
As casca de ovo vão precisar por um preparo para só então ser usado nas plantas. A farinha da casca é a forma ideal. Primeiro limpe bem as cascas lavando bem para retirar os resíduos, e deixe secar. Depois leve ao forno por 15 minutos, quando esfriar triture no liquidificador e aplicar no solo. Os resultados vão surpreender até mesmo os produtores acostumados com adubação convencional.