A adubação com Húmus de minhoca, bom e barato
A prática equilibra o solo e melhora a fertilidade a partir da decomposição de resíduos orgânicos existentes no solo
Para o cultivo de tomate, a adubação orgânica é recomendada devido às suas vantagens ecológicas e econômicas. Além de ser mais saudável para a planta e para o solo, a produção de adubo orgânico pode ser feita a partir de resíduos gerados na propriedade, reduzindo custos e aumentando a sustentabilidade.
Uma das indicações de adubação orgânica viável é ultilizar o húmus; um material orgânico produzido a partir da decomposição de restos vegetais e animais. A mistura escura é rica em nutrientes, cuja formação ocorre naturalmente, através do processo de decomposição da matéria orgânica. Esse processo é realizado por micro-organismos presentes no solo, como bactérias, fungos e minhocas. Esses micro-organismos transformam a matéria orgânica em compostos mais simples, liberando nutrientes essenciais para o crescimento das plantas.
Humus de minhocas
O húmus de minhoca é um composto orgânico que é produzido através da decomposição de restos de alimentos pelas minhocas.
Trata-se de um fertilizante natural que tem propriedades que o tornam um produto fundamental para a agricultura e para as plantas em geral. Possui nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, alguns hormônios, facilmente absorvidos pelo tomateiro.
As minhocas, também são responsáveis por deixar o solo aerado o que mantém o solo irrigado.
O húmus de minhocas é uma substância de alto valor nutricional para as plantas, que também atua na prevenção de algumas doenças, o melhor é que pode ser usada por qualquer produtor e é muito barata em relação às demais técnicas utilizadas no campo.
O húmus de minhoca é uma forma de adubação muito barata que pode ser usada facilmente por qualquer produtor.