CI

Tecnologia minimiza riscos climáticos 

“Existem soluções tecnológicas desenvolvidas no País que estão acessíveis"



Uma solução para minimizar esse risco é a tecnologia Antecipe Uma solução para minimizar esse risco é a tecnologia Antecipe - Foto: Sheila Flores

O plantio de soja nos principais estados brasileiros está quase concluído, embora tenha começado de forma lenta devido ao clima, como destaca o pesquisador da Embrapa milho e sorgo, Décio Karam. Ele observa que, apesar do atraso, a soja foi plantada no momento ideal, garantindo boas condições para a lavoura. No entanto, ele alerta que esse atraso pode impactar a segunda safra, especialmente o milho, que depende da colheita da soja.

Uma solução para minimizar esse risco é a tecnologia Antecipe, que permite o cultivo de milho, sorgo, milheto e pastagens nas entrelinhas da soja antes de sua colheita, sem danificar as plantas. Em regiões onde foi adotada, a antecipação da semeadura aumentou a produtividade do milho e das pastagens, contribuindo para a sustentabilidade e redução de riscos climáticos. A tecnologia, que exige planejamento e equipamentos específicos, pode ser implementada por produtores de diferentes escalas e regiões. Mais informações sobre o Antecipe estão disponíveis no portal da Embrapa, facilitando sua adoção e disseminação.

“Existem soluções tecnológicas desenvolvidas no País que estão acessíveis aos produtores, buscando reduzir esses riscos da segunda safra. Os cultivos intercalares antecipados nas entrelinhas da soja antes de sua colheita permitem, sem causar danos às plantas, semear a segunda cultura, que pode ser milho, sorgo, milheto, gergelim ou pastagens, de acordo com a região e o negócio da propriedade. Assim, em melhores condições, a garantia de segunda safra pode ampliar o retorno econômico. Isso pode acontecer na produção de grãos, silagem ou, em casos onde o produtor adota a ILPF, ganho de peso na pecuária de carne e/ou leite, pois o pasto semeado nas entrelinhas da soja permite a entrada do gado mais cedo na área. Tudo isso em plantio direto, garantindo uma pegada de carbono ainda mais efetiva e colocando o Brasil, ainda mais, na vanguarda da produção de alimentos para o mundo”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.