O relatório do Weekly Weather and Crop Bulletin, publicado pelo Departamento de Comércio dos EUA em parceria com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e o Departamento de Agricultura (USDA) divulgado em 15 de setembro, 84% da área de sorgo nos Estados Unidos já atingiu o estágio de coloração ou além, um avanço de 2 pontos percentuais em relação ao ano passado e 1 ponto à frente da média dos últimos cinco anos. A área de sorgo madura atingiu 46%, 2 pontos percentuais acima do registrado em 2023 e 5 pontos à frente da média histórica.
Em termos de colheita, 24% da área de sorgo de 2024 foi colhida até 15 de setembro, ligeiramente à frente do ano passado, mas em linha com a média de cinco anos. No Texas, maior estado produtor, a colheita já alcançou 81% da área plantada, 7 pontos percentuais à frente do ano passado e 5 pontos acima da média.
No entanto, a qualidade da safra teve leve queda. Quarenta e quatro por cento da área de sorgo do país foi classificada como em condições de boas a excelentes, 4 pontos percentuais abaixo da semana anterior, mas ainda 1 ponto à frente do índice registrado no mesmo período do ano anterior.