CI

Pouca umidade impacta lavouras na índia

Áreas apresentam chuvas abaixo de 75% do padrão normal



Foto: Pixabay

Em meio às expectativas climáticas, o mais recente boletim semanal do USDA chama a atenção para as condições meteorológicas atípicas em regiões estratégicas da Índia. Os dados apontam que as chuvas abaixo do padrão têm sido predominantes em grande parte do interior do país, sobretudo na zona sul e oeste, restringindo o suprimento hídrico essencial para as lavouras kharif. 

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Os principais cultivos de kharif incluem arroz, milheto, milho, sorgo, algodão, soja, amendoim, feijão, e dentre outras. Estas lavouras dependem largamente das chuvas da monção (chuvas que ocorrem apenas em determinados meses do ano)

Embora partes do norte, especificamente na Bacia do Rio Ganges, juntamente com as regiões leste e nordeste, continuem registrando precipitações adequadas para o cultivo de arroz, com índices variando de 25 a 100 mm, a vasta maioria dos distritos relatou, em agosto, precipitações abaixo de 75% do padrão normal. Isso é especialmente preocupante, pois agosto é tradicionalmente o segundo mês mais chuvoso do ano, precedido apenas por julho.

O cenário atual coloca em alerta os produtores da região, uma vez que as chuvas de Agosto são cruciais para o sucesso da produção. Vale ressaltar que o término da estação da monção do sudoeste tende a iniciar-se em setembro, culminando no final do período chuvoso entre meados e final de outubro. 

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.