CI

Como recuperar pastagens degradadas no Brasil?

Recuperação de pastagens ganha solução com sorgo biomassa consorciado



Foto: Pixabay

A renovação de pastagens degradadas, um dos maiores desafios da pecuária brasileira, ganha força com o lançamento do Sistema Diamantino, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a Latina Seeds. O sistema, que alia o uso de sorgo biomassa consorciado com capins forrageiros à correção da acidez e fertilidade do solo, oferece uma alternativa sustentável para aumentar a capacidade de suporte e a produtividade das pastagens, sem necessidade de abrir novas áreas.

Segundo a Embrapa, o sorgo biomassa utilizado no sistema, como o Sorgão Gigante, é conhecido por sua elevada produtividade de massa seca e por ser sensível ao fotoperíodo, o que potencializa sua performance em ambientes com maior luminosidade. A tecnologia consorcia o sorgo com capins como o BRS Zuri (Panicum) e o Marandu (Braquiária), permitindo até duas colheitas por safra.

A forragem produzida pode ser utilizada para silagem, atendendo tanto à alimentação animal quanto à comercialização. Após o período de colheita, entre 45 e 60 dias, a pastagem já está renovada, com alto potencial de lotação e produtividade animal. “Essa tecnologia é capaz de transformar pastagens degradadas em produtivas. O sistema combina produtividade e retorno econômico, oferecendo uma alternativa que dispensa a expansão de áreas ou conversão para lavoura. Desta forma, trata-se de um modelo da pecuária para a pecuária”, comemora o diretor-executivo da Latina Seeds, Willian Sawa.

Após quatro anos de estudos e validações científicas (2021-2024), os resultados do Sistema Diamantino foram apresentados em um evento realizado em 12 de novembro. Os experimentos ocorreram na área experimental da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados (MS), e em propriedades parceiras como o Sítio Cantinho do Céu, em Jateí, e o Sítio Tropical, em Vicentina, ambos no Mato Grosso do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.