Ações emergenciais são tomadas para mitigar efeitos da seca
Estas serão distribuídas entre os agricultores familiares das áreas afetadas pela seca
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) tem se mobilizado para minimizar os impactos da seca que assola o Norte, Noroeste e Nordeste de Minas Gerais. Com o intuito de apoiar os agricultores e enfrentar os desafios ocasionados pela estiagem, uma série de ações está sendo implementada, incluindo investimentos, suporte técnico, emissão de laudos de perdas e negociações com entidades governamentais, instituições financeiras e a Secretaria de Estado de Fazenda.
Segundo informações divulgadas pela Seapa, na sexta-feira (22), o Governo do Estado liberou um montante de R$ 2 milhões para a Emater-MG adquirir sementes de feijão. Estas serão distribuídas entre os agricultores familiares das áreas afetadas pela seca. Por ser uma cultura de ciclo curto, o feijão possibilita uma rápida retomada da atividade, gerando renda para as famílias. O anúncio foi feito pelo presidente da Emater-MG, Otávio Maia, em Montes Claros.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Seapa, tem fornecido apoio aos agricultores familiares que adquiriram crédito de custeio com seguro, orientando-os a fazer a Comunicação de Perdas (COP) junto às instituições financeiras. A Emater-MG também tem desenvolvido Laudos Técnicos de Prorrogação de Dívida para produtores que possuem operações de crédito sem seguro ou investimentos contratados, permitindo a renegociação dos pagamentos em casos de adversidades climáticas ou dificuldades na comercialização dos produtos.
Adicionalmente, a Emater-MG tem oferecido orientações sobre técnicas para minimizar os efeitos da estiagem, incluindo práticas de conservação de água no solo, manejo da vegetação, sistemas agroflorestais, manejo de pastagens, entre outros métodos.
Em uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Seapa apresentou um requerimento buscando apoio da União para reduzir os impactos da seca em Minas. As medidas propostas incluem a distribuição de sementes de milho, soja, feijão e sorgo em municípios em situação de emergência, além da concessão de crédito rural emergencial para a manutenção ou recuperação da produção agrícola nas áreas afetadas.
A seca tem atingido cerca de 326 mil produtores rurais em Minas Gerais, comprometendo o abastecimento de água em 78,4% das propriedades e afetando severamente a área de grãos, estimada em 92 mil hectares, principalmente de milho, feijão e soja. A pecuária também enfrenta dificuldades, com 56,4% das propriedades com estoque de volumoso para alimentar o gado esgotado, afetando cerca de 71% das lavouras irrigadas que podem precisar de replantio, caso as chuvas sejam insuficientes nas próximas semanas.