CI

Projeto internacional aposta em clonagem de sementes

A base da pesquisa está na apomixia



A base da pesquisa está na apomixia, que permite a formação de sementes sem a necessidade de meiose ou fertilização A base da pesquisa está na apomixia, que permite a formação de sementes sem a necessidade de meiose ou fertilização - Foto: Divulgação

Explorar os mecanismos naturais de reprodução das plantas pode ser a chave para melhorar a produtividade agrícola na África Subsaariana. Essa é a proposta do projeto Hy-Gain, uma iniciativa internacional multimilionária liderada pela professora Anna Koltunow, da Universidade de Queensland, com apoio da Fundação Bill & Melinda Gates. O objetivo é permitir que pequenos agricultores armazenem e replantem sementes híbridas de sorgo e feijão-caupi de alto rendimento, sem perda das características genéticas vantajosas entre as gerações.

A base da pesquisa está na apomixia, que permite a formação de sementes sem a necessidade de meiose ou fertilização. Atualmente, as sementes híbridas perdem suas qualidades nas gerações seguintes por conta da reprodução sexual, que separa as características genéticas. A proposta do Hy-Gain é inserir interruptores genéticos que façam com que essas plantas gerem sementes clonadas da matriz híbrida, mantendo os ganhos de produtividade ao longo do tempo.

O projeto é uma continuação de um estudo anterior, também liderado por Koltunow, que demonstrou ser necessário um número relativamente pequeno de alterações genéticas para transformar o modo de reprodução de sexual para assexual. Agora, a equipe desenvolve plantas-protótipo de sorgo e feijão-caupi adaptadas ao contexto africano, focando em rendimento e resiliência. A proposta também respeita o protagonismo local, permitindo que agricultores decidam quais variedades melhor atendem às suas comunidades. Se bem-sucedida, a tecnologia Hy-Gain pode revolucionar o cultivo de grãos em todo o mundo, inclusive beneficiando programas de melhoramento genético na Austrália.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.