O sorgo (Sorghurn bicolor (L.) Moench) pertence à família Poaceae, tribo Andropogoneae. Esta espécie inclui os tipos de sorgo anuais com dez pares ele cromossomos, denominados de granifero. forrageiro. sacarino e vassoura.
Tem como características principais caule ovalado com fendas alternadas de um lado e de outro de cada internó sucessivo. Além disso, é uma grarninea rústica, cuja altura varia de 0,50 a 5,0 m. Muito parecido com o milho, as plantas novas podem ser distinguidas prontamente pela presença das margens dentadas da folha.
Algumas cultivares possuem seiva doce no colmo. Uma folha nasce de cada nó e as lâminas silo ásperas e ccrosas na superfície A superfície do colmo, das bainhas e folhas é verde acinzentada. As gemas dos nós da palie inferior do caule dão origem a pcrfilhos. O numero ele lo lhas no caule principal varia de 16 a 27.
O inicio da floração ocorre de 30 a 40 dias após a germinação. mas a formação da gema floral pode variar ele 19 a 70 dias ou mais. A inflorescência cio sorgo é uma panicula ereta situada no ápice da planta Uma panicula bem desenvolvida pode produzir ate duas mil sementes. As sementes são, normalmente, de cor clara mas existem cultivares que apresentam sementes coloridas devido a pigmentos encontrados no pericarpo.
O sorgo é nativo da África. especificamente da zona sul do deserto do Saara, onde várias espécies selvagens muito semelhantes a ele são encontradas. Por ser uma das espécies de planta do grupo C4 que se caracterizam por se adaptarem mais. facilmente às condições adversas de temperatura e umidade, e por terem uma maior eficiência de uso de água do que as espécies C3, o sorgo é considerado como uma alternativa viável para o regiões Semi-Aridas.
José Luis da Silva Nunes
Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia
Fonte
MORGANO, L.B. A cultura do sorgo. CURSO: PRODUÇÃO E MANEJO DE FORRAGEM E CULTURAS ALIMENTARE. Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2002. 13 p.