Inovação no controle de daninhas no sorgo
Com uma formulação moderna, o Click usa uma dose menor que a atrazina
Nos últimos anos, o sorgo tem ganhado destaque econômico e aumentado sua área cultivada no Brasil. Entretanto, os produtores enfrentam dificuldades no manejo de plantas daninhas devido à escassez de herbicidas seletivos. Até recentemente, a atrazina era a principal opção disponível. Para enfrentar esse desafio, a Sipcam Nichino lançou o herbicida Click, desenvolvido inicialmente para o milho e introduzido no Brasil há três anos. Com a molécula de última geração terbutilazina, o Click visa preservar o potencial produtivo do sorgo, representando um avanço significativo no manejo da cultura.
“Acreditamos que como ocorre nas lavouras de milho, Click revolucionará o manejo de invasoras do sorgo nas infestações por plantas de difícil controle, em ação de pré-emergência e pós-emergência. Click se sobressai em relação à atrazina pela maior estabilidade no perfil do solo, mesmo com ocorrência de bastante chuva. Entrega efeito residual mais prolongado diante das principais daninhas do sorgo, mesmo em condições de alta pressão de infestação. Mantém a lavoura com menor nível de reinfestação (efeito de pré-emergência, ação residual) e, por isso, tende a se tornar uma nova referência tecnológica para o produtor da cultura”, comenta o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.
O agrônomo José de Freitas afirma que o herbicida Click se destaca por superar o padrão de mercado atual, controlando eficazmente plantas invasoras de folhas largas, como corda-de-viola e picão preto, além de suprimir gramíneas em estágios iniciais. Com uma formulação moderna, o Click usa uma dose menor que a atrazina, é de fácil aplicação, e pode ser associado a outros produtos, melhorando o rendimento do sorgo. Freitas conclui que o Click marca o início de uma nova era de herbicidas para o sorgo no Brasil.