Geadas ameaçam produção de pêssego
A cultura do pêssego está em plena floração
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (01/08) pela Emater/RS-Ascar, a região administrativa de Pelotas registra um acumulado de 262 horas de frio em 2024, sem temperaturas abaixo de 7,2 °C no último período. A cultura do pêssego está em plena floração, e os produtores seguem realizando tratamentos específicos, além de trabalhos de limpeza e roçadas nos pomares. As condições climáticas favoráveis aumentaram a expectativa de uma excelente safra.
Na região de Santa Rosa, algumas variedades de pêssegos apresentaram frutificação precoce e foram afetadas pelas geadas recentes, impossibilitando uma nova floração. Isso deve resultar em perdas na produção. Nos pomares da maioria das áreas, estão em andamento podas e tratamentos fitossanitários de inverno.
Em Caxias do Sul, as altas temperaturas têm favorecido a execução de práticas culturais como poda de inverno e tratamentos fitossanitários nos pomares em floração e início de frutificação. No entanto, os produtores estão preocupados com a aceleração fisiológica dos pessegueiros, que pode levar à emissão antecipada de flores e folhagem, e com a falta de frio típico da estação. Até meados de setembro, há possibilidade de geadas tardias, comuns na região, que podem causar danos significativos e perdas de produção.
Com a combinação de clima propício e riscos climáticos, os produtores de pêssego no Rio Grande do Sul enfrentam uma temporada de desafios e oportunidades, buscando maximizar o potencial da safra enquanto se preparam para adversidades.