Brasil registra biológico inédito para controle do ácaro vermelho
Também há registros contra larva minadora e ácaro rajado
O Diário Oficial da União desta sexta-feira (23) traz o registro de 51 defensivos agrícolas formulados, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Desses, 17 são considerados de baixo impacto ou de base biológica.
Dos produtos registrados, cinco deles são de princípios ativos inéditos no Brasil, sendo três de origem biológica, que podem ser utilizados na agricultura orgânica, e dois de origem química.
Os três produtos biológicos novos são Neoseiulus barkeri, Neochrysocharis formosa, Neoseiulus idaeus, registrados com base em Especificação de Referência (ER) e podem ser utilizados em qualquer sistema de cultivo.
O Neoseiulus barkeri, é o primeiro produto no Brasil registrado para controle do ácaro vermelho das palmeiras (Raoiella indica), uma das principais pragas dos coqueiros e que pode inviabilizar produções comerciais de espécies usadas para biodiesel. O mesmo produto, que foi registrado com base na ER 45, poderá ser recomendado também para o controle do ácaro branco (Polyphagotarsonemus latus), que ataca culturas como o algodão, soja e diversas hortaliças e frutas.
“Apesar de termos opções de produtos químicos para controle do acaro branco, esse é o primeiro produto biológico para controle dessa praga”, explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, Bruno Breitenbach.
O parasitoide Neochrysocharis formosa também se destaca por ser o primeiro produto biológico registrado com base na ER 44. Até o momento, os produtores só contavam com produto químico para controle de larva minadora (Liriomyza sativae), que infesta lavouras como batata e tomate.
Já o defensivo biológico Neoseiulus idaeus, registrado com base na Especificação de referência nº 46, é recomendado para controle de ácaro rajado (Tetranynchus urticae), presente em lavouras como melão, melancia e amendoim. Apesar de existirem outros produtos biológicos para controle dessa praga, esse produto é mais uma alternativa controle com baixo impacto.