CI

Novo fungicida: controle de cercosporiose e ferrugem polissora no milho

Solução multicultura está registrada também para patógenos que atingem cerca de 20 cultivos


Foto: Divulgação

Lançado no mercado brasileiro em 2021, o fungicida Vitene® chegou ao mercado brasileiro após mais de 50 avaliações rigorosas em campo. Esta inovação logo se tornou uma ferramenta estratégica para os produtores de milho que buscavam controlar doenças como a cercosporiose e a ferrugem polissora. De acordo com José de Freitas, engenheiro agrônomo da Sipcam Nichino Brasil, a empresa fabricante, essa solução tem se destacado por sua eficácia na cultura do milho.

Freitas informou que, em um dos experimentos recentes realizados em campo, o fungicida demonstrou um desempenho excepcional, resultando em uma produtividade de 9.869 quilos de milho por hectare. Ele enfatiza que esse resultado superou todos os tratamentos convencionais usados pelos produtores. “Esse resultado veio atrelado ao controle de doenças da cultura, sobretudo cercosporiose e ferrugem polissora, ambas marcadas pelo alto potencial de danos à lavoura”, acrescenta.

Freitas destaca a gravidade dessas doenças no milho, mencionando que em variedades suscetíveis, as perdas de produtividade podem chegar a até 80% em uma safra. “Tais doenças se caracterizam pela alta severidade no milho. Nas cultivares suscetíveis à cercosporiose e à ferrugem, as perdas em produtividade podem atingir até 80% de uma lavoura”, continua Freitas.

O engenheiro agrônomo recomenda a aplicação preventiva do produto, iniciando na fase vegetativa da cultura. “Do grupo das estrobilurinas e dos triazois e com ação sistêmica, Vitene® penetra e se distribui rapidamente na planta. Apresenta ainda efeitos satisfatórios nos tratamentos preventivo e curativos iniciais”, explica.

A fabricante informa que o fungicida é um produto versátil, registrado para uso em várias culturas, incluindo algodão, amendoim, arroz, aveia, batata, berinjela, beterraba, cebola, cevada, citros, feijão, girassol, goiaba, mamão, manga, melancia, melão, milho, morango, pepino, pimentão, soja, tomate e trigo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.