Antracnose
(Colletotrichum phomoides) Culturas Afetadas: Melão, Tomate
A antracnose causada por Colletotrichum phomoides é uma doença observada geralmente em frutos maduros de tomateiro, mas que podem aparecer em frutos verdes e as folhas. Esta doença normalmente não causa prejuízos severos nas condições brasileiras.
Danos: O patógeno invade os frutos verdes, mas os sintomas normalmente surgem quando o fruto começa a amadurecer. Inicialmente, surgem lesões pequenas, deprimidas, aquosas e circulares que aumentam de tamanho e coalescem,formando lesões circulares e grandes que cobrem grandes extensões dos frutos.As lesões típicas da antracnose são deprimidas, com bordos definidos,de centro pardo-claro,onde se observa inúmeros pontos pretos – os corpos frutíferos (acérvulos) do patógeno. Sob condições de umidade relativa alta, pode-se observar uma massa rósea de esporos sobre as lesões. Estes são disseminados facilmente pelo vento e pela chuva atingindo outras plantas na cultura.
Controle: Este agente causal de antracnose é destituída de importância em culturas bem conduzidas, pois as pulverizações para o controle da outras doenças fúngicas reduzem drasticamente a doença. As medidas adicionais de controle são o tratamento de sementes, para se evitar o tombamento, bem como a destruição dos restos de cultura. Além disso, recomendam-se colher os frutos sadios apenas quando estiverem secos.