CI

MANDIOCA: chuvas limitam trabalhos em campo

Situação vem sendo observada com atenção pelos profissionais do setor, que agora enfrentam desafios decorrentes das condições climáticas


Foto: Canva

No encerramento de novembro, as chuvas que atingiram praticamente todas as regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) impactaram significativamente as operações no campo, especialmente as relacionadas à colheita da raiz de mandioca. Esta situação vem sendo observada com atenção pelos profissionais do setor, que agora enfrentam desafios decorrentes das condições climáticas.

Do lado da demanda, as fecularias, amplamente acompanhadas pelo Cepea, estão em busca de aumentar a moagem, enquanto algumas já indicam uma redução nas operações, sinalizando um possível recesso ainda na primeira quinzena deste mês. No entanto, as farinheiras continuam a demandar maiores quantidades de matéria-prima, gerando dinamismo no mercado.

Em relação aos preços, no período de 27 de novembro a 1º de dezembro, a mandioca posta na fecularia foi comercializada a uma média de R$ 587,83 por tonelada, registrando uma leve queda semanal de 0,35%. Essa variação reflete as oscilações no mercado e as condições climáticas adversas que impactaram a oferta e demanda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.