CI

Armazenagem de ramas e manivas

-



Foto: José Luis da Silva Nunes

Quando o plantio de mandioca visa à produção de raízes para a indústria de transformação de farinha ou polvilho/fécula e, algumas vezes, para o mercado de mandioca de mesa in natura, não há coincidência entre a colheita da mandioca e os novos plantios. Isso tem contribuído para as perdas das ramas e, consequentemente, das variedades. Também contribu, para a perda das variedades, a utilização das ramas de mandioca na alimentação animal, devido ao período seco, bem como o plantio de manivas-semente de ramas armazenadas de forma inadequada (baixa brotação dessas manivas-semente).

Nessas condições, o produtor tem somente três opções:

- adquirir as ramas para o novo plantio em local externo à sua propriedade;

- armazenar as ramas até o plantio;

- deixar uma área de plantio para produção de manivas-semente.

Ramas de local externo

O produtor deve certificar-se da qualidade das ramas antes de levá-las ao plantio.

Armazenar as ramas

Quando as ramas não vão ser utilizadas para novos plantios imediatamente após a colheita, elas devem ser conservadas por algum tempo para não reduzir ou perder a viabilidade. Recomenda-se que a conservação ocorra o mais próximo possível da área a ser plantada, em local fresco, sombreado, portanto protegidas dos raios solares diretos e de ventos frios e quentes. O período de conservação deve ser o menor possível, podendo as ramas ser dispostas vertical ou horizontalmente.

Quando do armazenamento na vertical, normalmente utilizado em período mais longo de conservação (40 a 60 dias), as ramas são preparadas cortando-se as ramificações e a cepa ou maniva-mãe, e são armazenadas separadas ou através de feixes. Em ambos os casos, as ramas devem ter suas bases enterradas cerca de 5 cm, em solo previamente afofado e que permanecerá molhado durante o período do armazenamento. No caso de preparo dos feixes, deve-se cortar o excesso de ramificações e a cepa (maniva-mãe), colocar de 60 a 80 ramas em um mesmo sentido, com a parte basal ou pé em mesmo plano, e amarrar com um ou dois fitilhos. Da mesma forma, em local fresco e sombreado, os feixes são colocados na vertical, tendo as bases enterradas cerca de 5 cm em solo previamente afofado e molhado durante o período do armazenamento. Posteriormente, proteger toda a lateral com capim seco, para evitar os raios solares diretos e os ventos frios ou quentes, mantendo o solo úmido. A desidratação é normalmente a maior causa de perda de qualidade das ramas para o plantio.

Na horizontal, as ramas são preparadas deixando a cepa, retirando o excesso de galhos e colocando uma sobre a outra, de modo a formar uma pilha. Devem ser cobertas com capim seco.

Outra forma de guardar a rama por período curto de tempo – muito usada pelos pequenos produtores – é arrancar as plantas inteiras, sem podar a parte aérea e sem tirar a cepa, e deixar no próprio campo, organizadas em um mesmo sentido ou amontoadas umas sobre as outras.

De qualquer que seja a forma, o local de armazenamento deverá ficar o mais próximo possível da área do novo plantio.

Campo de produção de manivas-semente

A qualidade da maniva-semente é fundamental para o sucesso da lavoura. Qualquer processo de armazenamento acarreta perda na qualidade das manivas-semente e aumenta o custo de produção. Recomenda-se reservar a melhor área, com aproximadamente 20% do mandiocal, ou mesmo uma área exclusiva, como campo de multiplicação de maniva-semente. Ao deixar uma parte do mandiocal ou instalar um campo para a multiplicação de manivas-semente, deve-se levar em consideração a quantidade de manivas-semente que serão necessárias para o plantio da nova área, tendo-se como base para o cálculo os parâmetros mencionados anteriormente.

 

José Luis da Silva Nunes

Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia

Fonte

FIALHO, J.F.; VIEIRA, E.A. Mudas e sementes. In: Cultivo da Mandioca para Região do Cerrado. Disponível em https://www.spo.cnptia.embrapa.br/conteudo?p_p_id=conteudoportlet_WAR_sistemasdeproducaolf6_1ga1ceportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&p_r_p_-76293187_sistemaProducaoId=5304&p_r_p_-996514994_topicoId=5750.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.