CI

Plantio da cultura da macã

-



Foto: Divulgação

A época de plantio estende-se de junho até o inicio de setembro, periodo durante o qual as gemas das mudas estão dormentes e sem fo lhas. as condições do Brasil, em que as temperaturas mínimas de inverno nào chegam a causar danos às plantas, é aconselhável o plantio mais cedo, assegurando assim a preservação de qualquer raiz nova que as mudas tenham emitido depois de arrancadas do viveiro.

Quando o plantio é realizado tardiamente, isto é, próximo do final do período de dormência, algumas dessas raízes novas, recentemente emitidas, sào faci lmente danificadas ou mesmo quebradas. Por ocasião do plantio, deverão ter sido completadas todas as operações de limpeza, subsolagem, aração, correção e adubação de base ou de pré-plantio e terraceamento (caso de terrenos inclinados).

Antes do plantio das mudas, deve-se marcar as linhas ou filas e o local das plantas, nas filas. O importante é demarcar as filas previamente ao plantio, ao passo que o local das plantas na fila pode ser realizado antes ou durante o plantio. No caso de áreas com terreno inclinado (acima de 3% de declividade), as filas devem ser marcadas em nível, ou seja, segundo um gradiente de declividade de cerca de 0,5% (nunca mais do que I%, mesmo nas extremidades das filas).

Mesmo com a manutenção de relvado nas entre-filas, quando a declividade do terreno atinge 5% ou mais, é recomendado construir um terraço de base larga a cada 5 ou 6 linhas. Uma fila de plantas é localizada no centro do terraço, enquanto que as cinco ou seis filas seguintes são marcadas paralelamente ao terraço acima. Se houver área vaga abaixo da última fila e o próximo terraço abaixo, pode-se completar tais áreas com filas curtas, as quais devem ser em um único local, a fim de facilitar as pulverizações e outros tratos culturais dessas linhas curtas.

O plantio das mudas é realizado com a abertura de pequena cova, com dimensões suficientes para acomodar, de forma bem distribuida, todas as raízes e com profundidade suficiente para que o ponto de união do enxerto fique a cerca de 3cm acima do nível do solo. O solo que cobre o sistema radicular deve ser bem comprimido em torno das raízes, de modo a evitar que espaços vazios formem câmaras com ar em torno das raízes. Quando o plantio é realizado em solo com pouca umidade é necessário irrigá-lo em torno da muda. Neste caso, recomenda-se deixar um circulo de cerca de 20cm de raio em tomo do tronco da muda, com superficie levemente rebaixada, formando uma espéc ie de bacia rasa, o que facilitará a irrigação e a penetração da água em volta da muda.

 

José Luis da Silva Nunes

Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia

Fonte

FREIRE, C.J.S.; CAMELLATO, D.; CANTILLANO, R.F.F.; FORTES, J.F. A cultura da maçã. Brasília: EMBRAPA-SPI, 1994. 107p. (Coleção Plantar ; 19).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.