CI

Cultivares da cultura da laranja

-


Foto: Pixabay

Principais variedades de copas

As variedades cítricas apresentam ciclo de desenvolvimento que pode variar de seis a dezesseis meses entre o florescimento (que ocorre, para a maioria das variedades, na primavera) e a maturação dos frutos, dependendo da espécie ou variedade e das condições de solo e clima do local de cultivo. Assim, podem ser agrupadas de acordo com a principal época de maturação do seu grupo como precoces, meia-estação e tardias.

Laranja Bahia e Baianinha (precoces) 

Também conhecidas como laranjas-de-umbigo por apresentar um “umbigo” no fruto, do lado contrário do pedúnculo. Os frutos não apresentam sementes, a casca é bem amarela, a polpa suculenta e sabor ácido e adocicado. Contém bastante vitamina C. A Baianinha tem o fruto menor. Laranja Lima e Piralima - precoce, e Lima Tardia: Tem casca fina, amarela esverdeada. De todas as variedades, é considerada sem acidez, sendo por isso indicada para bebês, crianças e idosos. É doce e suculenta, ótima para ser consumida ao natural.

Laranja Hamlin (precoce à meia estação)

O fruto, pequeno, tem casca fina e cor amarelada, tem baixo teor de suco, poucos açúcares e ligeiramente ácido. Presta-se principalmente para a produção de suco concentrado. As árvores dessa variedade são bastante produtivas.

Westin e Rubi (meia estação)

Os frutos são bastante esféricos, com casca pouco espessa, cor laranja intensa, com suco bastante saboroso, servindo para o consumo ao natural ou industrializado. A planta é produtiva.

Laranja Pêra (meia-estação)

Tem um formato mais alongado. Sua casca é lisa, fina, amarela. Sua polpa é suculenta, de sabor adocicado e levemente ácido. É muito consumida ao natural e bastante utilizada no preparo de sucos.

Laranjas Valência, Natal e Folha Murcha (tardias)

Apresentam frutos ovalados, a casca é ligeiramente grossa, tem suco de coloração amarelo forte e adocicado. São consumidas in natura e no preparo de sucos.

Principais variedades de porta-enxertos

Limão Cravo e Limão Vokameriano

Apresentam boa adaptação à solos arenosos e ligeiramente ácidos. Têm alta tolerância à seca, boa resistência à gomose de tronco e de raízes, mas são suscetíveis ao declínio dos citros e a morte súbita dos citros. Induzem maturação precoce dos frutos. O limão Volkameriano é incompatível com a laranja Pêra, com a qual forma plantas pouco produtivas e de vida curta.

Citrumelo Swingle

Mostra bom desempenho em solos arenosos e argilosos. Possui boa tolerância à seca, alta resistência à gomose de tronco e de raízes. Favorece a produção de frutos de alta qualidade. É pouco afetado pelo declínio e tolerante à morte súbita dos citros. Induz maturação dos frutos mais tardia que a apresentada pelo limão Cravo. É incompatível com a laranja Pêra, formando plantas pouco produtivas e de vida curta. As vezes mostra sintomas de incompatibilidade com a laranja Bahia e a lima da Pérsia.

Trifoliata

Apresenta melhor performance quando plantado em solos argilosos. Apresenta média tolerância à seca, alta resistência à gomose de tronco e de raízes. É suscetivel ao declínio e tolerante à morte súbita dos citros. Induz maturação dos frutos mais tardia que a apresentada pelo limão Cravo. É incompatível com a laranja Pêra.

As incompatibilidades que ocorrem entre o citrumelo Swingle e o trifoliata com a laranja Pêra podem ser contornadas pelo emprego de interenxertos compatíveis com essas cultivares, como por exemplo as laranjas Hamlin e Valência.  

 

José Luis da Silva Nunes

Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia

Fonte

JUNIOR, D.M.; DE NEGRI, J.D.; FIGUEIREDO, J.O.; JUNIOR, J.P. Citros: principais informações e recomendações de cultivo. Campinas: Instituto Agronômico de Campinas, 2005. 43 p.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.