CI

Colheita da cultura da macieira

-


Foto: Pixabay

A época de colheita varia nas diversas regiões. O mais comum é colher a cultivar 'Princesa' em janeiro, a 'Ga la' em fe vereiro, a 'Golden Deliclious' em março e a 'Fuji ' em abril.

Nos pomares industriais, verifica-se o ponto ideal de colheita pela:

- Firmeza da polpa, a qual é medida com um penetrômetro;

- Quantidade de açúcar, medida com o refratômetro;

- Cor de fundo da epiderme comparada com tabelas de cores;

- Teste iodo-amido.

Neste último, o fruto é cortado ao meio e a superficie da polpa colocada em contato com solução de iodo que, reagindo com o amido, escurece uma maior ou menor área da polpa. Frutos com tonalidades mais escuras não alcançaram suficiente grau de maturação. Existem escalas especificas para comparação.

Frutos colhi dos verdes são impróprios para o armazenamento, por perderem peso e serem suscetíveis a alterações fisiológicas. Do mesmo modo, frutos sobremaduros sào suscetíveis a podridões e têm vida curta após a colheita.

Realiza-se a colheita de forma seletiva, separando, se possível, no campo, os frutos de qualidade, de acordo com seu destino (mercado de exportação, consumo interno etc.). É importante treinar o pessoal para a colheita, conscientizando-o da relevância da operação.

Na colheita o fruto é torcido suavemente, retirando-se com cada mào apenas um fruto, por vez. Evita-se colher frutos juntamente com folhas, para diminuir a ocorrência de podridões durante o armazenamento e a comercialização. Os frutos são colocados delicadamente em sacolas e em caixotes, evitando-se batidas.

Os caixotes ("bins") ficam à sombra, pois o sol acelera a maturação e aumenta as podridões. O transporte se faz nas horas frescas do dia. Os frutos são colocados rapidamente no frigorífico ou imediatamente processados na máquina classificadora para evitar que a maturação se acelere ou que haja aumento de podridões e perda de peso. Todos os objetos que têm contato com os frutos (sacolas, "bins", componentes das máquinas processadoras e dos frigorífi cos etc.), devem estar sempre limpos e desinfetados, para evitar o aparecimento de podridões. Para comercialização, os frutos são colocados em caixas padronizadas.

 

José Luis da Silva Nunes

Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia

Fonte

FREIRE, C.J.S.; CAMELLATO, D.; CANTILLANO, R.F.F.; FORTES, J.F. A cultura da maçã. Brasília: EMBRAPA-SPI, 1994. 107p. (Coleção Plantar ; 19).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.