Queda na qualidade da soja e colheita do girassol mais lenta na Argentina
INTA destaca as condições irregulares da soja e o avanço da colheita do girassol
Revisão por Seane Lennon
Segundo o mais recente Boletim Agrometeorológico publicado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina nesta semana, em 22 de fevereiro, observa-se uma preocupante diminuição na qualidade das lavouras do país. Especificamente, as lavouras de soja plantadas no final da janela de plantio estão enfrentando degradação na qualidade, classificadas agora como de regulares a ruins.
Essa tendência negativa é diretamente atribuída às altas temperaturas e à escassez de precipitações recentes, condições climáticas adversas que comprometem o desenvolvimento ideal das culturas.
Condição geral das lavouras na Argentina. Fonte: INTA
Milho: O cereal está entre o crescimento vegetativo (plantios tardios) e o enchimento de grãos (plantios precoces). Em Santa Fé, as variedades plantadas mais cedo já estão maduras em várias áreas.
Soja: O cultivo de primeira está entre a floração e o enchimento de grãos, enquanto o cultivo de segunda está principalmente entre o crescimento vegetativo e a floração, com áreas de Santa Fé e Córdoba avançando para o enchimento de grãos.
Girassol: O cultivo está entre a floração e o enchimento de grãos na maior parte da área plantada. Em Santa Fé, está maduro. Além disso, nas províncias de Corrientes, Chaco e Formosa, a colheita está muito avançada. Até o dia 22 de Fevereiro, a colheita avançou em 19% das áreas (-81,4% abaixo da safra anterior).