CI

Seca prejudica safra de girassol da Turquia

As condições de seca são mais intensas na parte noroeste da Turquia



As condições de seca são mais intensas na parte noroeste da Turquia As condições de seca são mais intensas na parte noroeste da Turquia - Foto: Divulgação

A produção de sementes de girassol na Turquia enfrenta um declínio significativo no atual ano de comercialização, conforme aponta o relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Segundo o documento, a produção deve atingir seu menor nível em quase uma década, influenciada pelas condições climáticas extremamente secas em uma região crucial para o cultivo do girassol.

As condições de seca são mais intensas na parte noroeste da Turquia, especificamente na região da Trácia, responsável por mais da metade da produção de girassol do país. De acordo com o FAS, os agricultores dessa área relatam perdas de rendimento de até 50% em relação à média histórica. Por outro lado, em outras regiões centrais do país, também produtoras de girassol, as condições de cultivo permanecem normais, com expectativas de níveis de produção alinhados às médias passadas.

Diante desse cenário, o FAS revisou a previsão de produção turca, reduzindo em 300.000 toneladas a estimativa anterior. A nova previsão para o ciclo 2024-25 é de 1,25 milhão de toneladas, o que representa o menor volume desde o período 2015-16. Com a queda esperada, as importações de sementes de girassol pela Turquia também foram ajustadas para cima, com previsão de 550.000 toneladas, um aumento em relação às 380.000 toneladas do ciclo 2023-24.

Contudo, o FAS alerta que o aumento nas importações não será suficiente para compensar a redução na produção nacional. Isso se deve à preferência dos fornecedores da região do Mar Negro por exportar produtos com maior valor agregado, como farelo de semente de girassol e óleo bruto. Em 2023-24, a Turquia ocupou a sexta posição no ranking mundial de produção de sementes de girassol, totalizando 1,55 milhão de toneladas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.