Produção de grãos pode crescer 11,4% em Goiás
Goiás deve manter a quarta posição no ranking nacional de maiores produtores
Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, com base em dados desta semana da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos em Goiás para a safra 2024/2025 deve alcançar 33 milhões de toneladas, um aumento de 11,4% em relação à safra anterior (2023/2024). A quarta posição no ranking dos maiores produtores de grãos do Brasil deve ser mantida pelo estado.
Para além do crescimento na produção, as previsões também são favoráveis para a produtividade e a extensão da área cultivada. Segundo a Conab, o rendimento médio por hectare no estado deve aumentar 7,4% em relação à safra passada, enquanto a área plantada crescerá 3,8%, superando os 7 milhões de hectares cultivados. O crescimento é impulsionado principalmente pela alta nas produções de arroz (19,6%), milho (12,7%), soja (11,8%), girassol (11,4%) e feijão (3,7%). Em contrapartida, culturas como algodão (-8,5%), trigo (-12,1%) e sorgo (-0,2%) apresentam estimativas de recuo, conforme as informações divulgadas pelo Governo de Goiás.
Segundo as informações, a produção de soja, carro-chefe da agricultura goiana, é um dos principais destaques, com projeção de ultrapassar 18 milhões de toneladas, resultado de um aumento de 9,1% na produtividade, que deve alcançar 3,8 toneladas por hectare. Outras culturas também mostram elevação no rendimento, como o girassol, que terá um salto de 11,4%, e o milho, com aumento de 4,3%. O arroz, que apresenta o maior aumento percentual na produção, terá uma área plantada 24% maior em comparação com o ciclo anterior, levando a uma produção estimada de 155 mil toneladas.