Produção de tabaco deve crescer 35% nesta safra
Paraná projeta crescimento na produção no ciclo 2023/24
O Paraná deve alcançar uma produção de 200 mil toneladas de tabaco nesta safra, volume 35% maior do que o registrado no ciclo 2023/24, que foi de 148,4 mil toneladas. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, produzido pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.
Segundo o boletim, com 94% das lavouras em boas condições e 6% em condições médias, o estado apresenta potencial para atingir produtividade próxima ao recorde histórico da safra 2016/17, quando a média superou 2.600 kg por hectare.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
A colheita do tabaco começou e, até o momento, alcançou 3% dos 78 mil hectares cultivados, com o foco nos trabalhos de retirada das folhas do baixeiro. O ritmo da colheita deve aumentar entre janeiro e fevereiro.
Os preços estabelecidos pela indústria garantem rentabilidade para os produtores, mas há preocupação com uma possível redução no valor pago pelos volumes que excedem os contratos firmados, cenário que difere do ciclo anterior, conforme os dados do boletim.